24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Com mais de 60 indígenas venezuelanos no AC, novo abrigo é alugado para estrangeiros que estão há um ano no estado

Por

- Publicidade -

Há mais de um ano mantendo indígenas da etnia Warao, a maior da Venezuela, o governo do Acre alugou um novo abrigo para acomodar os estrangeiros. Os 65 índios estavam em um abrigo no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. Agora, o grupo foi levado para a Chácara Aliança, que também fica na capital acreana.

A chácara Aliança já foi abrigo, no passado, para os imigrantes haitianos e senegaleses entre os anos de 2014 e 2016, quando eles usavam o Acre como rota para tentar chegar em outras regiões do país. Cinco anos depois, o espaço volta a abrigar imigrantes, desta vez venezuelanos que fogem da crise no país.

André Crespo, diretor Interino dos Direitos Humanos da Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (Seasdhm), disse que o grupo foi transferido no último dia 30, após a licitação e contrato de aluguel.

“Levamos eles dias 30 de março. Estavam lá desde março do ano passado e, como o município não tinha, na época, a capacidade de abrigá-los e eles não poderiam ficar junto com não indígenas venezuelanos, então, o estado acolheu. Como não tínhamos um espaço contratado, eles ficaram na Cidade do Povo”, explicou.

O diretor disse que o processo de contratação começou em dezembro do ano passado e só agora foi concluído. Além dos indígenas que estão na chácara, o governo abriga ainda outros 35 venezuelanos em um abrigo anexo à Seasdhm, no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

“Venezuelanos não indígenas continuam chegando, só que em um fluxo pequeno, por semana chegam cerca de cinco a sete adultos porque o Acre ainda é rota, desde o fluxo dos haitianos. Então, ainda chegam, só que de maneira discreta, com fluxo menor”, acrescentou.

Chácara Aliança recebe cerca de 65 indígenas da etnia Waro — Foto: Lucas Oliveira: Seasdhm

- Publicidade -
Copiar