Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Eleições 2022: Lula aparece um ponto à frente de Bolsonaro, diz pesquisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A nova pesquisa da XP/Ipespe, realizada entre os dias 29 e 31 de março, mostra Lula (PT) numericamente à frente de Jair Bolsonaro (sem partido) pela primeira vez desde setembro de 2019. No cenário estimulado (quando os nomes são apresentados ao eleitor) o petista aparece com 29% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 28% . A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Segundo a pesquisa, Lula cresceu 4 pontos percentuais nos últimos 20 dias, enquanto Bolsonaro oscilou 1 ponto percentual para baixo no mesmo período.

Na sequência aparecem Sergio Moro e Ciro Gomes , com 9% cada. Luciano Huck (sem partido), tem 5%; Boulos, Doria e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) têm, nesta simulação, 3% de intenções de voto cada um. Indecisos, votos em branco e nulos somam 12%.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando o entrevistador não indica os possíveis candidatos, Lula aparece com 21% das intenções de voto, um aumento de 16 pontos percentuais em relação a janeiro. Bolsonaro, nesse cenário, lidera dentro da margem de erro, com 24% das intenções.

Simulações de segundo turno

Na simulação de um segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o atual presidente tem 38%, enquanto Lula aparece com 42% das intenções de voto.

Em outros cenários, Bolsonaro empataria com Moro (30% a 30%) e Ciro (38% a 38%); e venceria Huck (35% a 32%) e Doria (37% a 30%) 

Já Lula também aparece empatado com Moro, mas em vantagem numérica de 5 pontos percentuais (por 41% a 36%). O ex-juiz chegou a aparecer com vantagem de 10 pontos percentuais em dezembro de 2019, antes de Lula ser considerado elegível para a disputa do próximo pleito.

Fonte: IG.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.