23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Governador do Acre anuncia flexibilização e abertura geral do comércio nos fins de semana

Por

- Publicidade -

Mais de um mês depois de adotar medidas mais restritivas para conter a contaminação do coronavírus no estado, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta terça-feira (20) que vai flexibilizar o decreto e autorizar a abertura geral do comércio em todo o estado nos fins de semana. Até então, apenas serviços essenciais podiam funcionar nos finais de semana e feriados.

Outra mudança é que o toque de recolher passa a ser das 22h às 5h, assim como na semana e não mais 19h às 5h. Vale destacar que as novas medidas passam a ver somente a partir de sábado (24) e nesta quarta-feira (21), que é feriado de Tiradentes, as medidas mais restritivas continuam.

O governador disse que levou em consideração o argumento dos empresários e também os casos de Covid que, segundo ele, têm apresentado baixa no estado.

“Eles [empresários] cumprem uma função fundamental, que é o aquecimento da nossa economia, na geração de emprego e, como estamos com sinais de número de Covid baixando, nada mais justo do que diminuir um pouco as restrições e melhorar as flexibilizações”, disse.

Cameli disse ainda que cada empresário deve ficar responsável por manter as medidas de segurança sanitária em seu estabelecimento e conta também que a população contribua.

“Temos que virar essa página, porque acredito que a população já sabe o que deve fazer, temos que começar devagar no nosso dia a dia diminuindo as restrições. Vale a partir deste final de semana pra ver como que a população vai se comportar, dependendo, se tiver aumento dos casos, volto atrás”, enfatiza.

‘Esperança’

O presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Marcelo Moura, comemorou a decisão e disse que essa negociação ocorria há muito tempo com o governo.

“O sentimento que saímos daqui é de esperança, de ter uma normalidade na vida, no desempenho de sua função como comerciante, empresário, ter total direito de sustentar sua família sem esquecer do cuidado necessário, mas o micro e pequeno empresário sofreu demais este ano, teve que atuar contra Covid sem conseguir ter uma geração de renda que suprisse suas necessidade, isso com o passar do tempo a gente vai negociando, Acisa e governo negociaram bastante sobre isso e vai conseguindo alguns avanços”, pontua.

O Acre registrou, até esta segunda-feira (19), 75.599 casos confirmados de Covid-19. Além disso, no boletim de segunda, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) registrou 15 novas mortes pela doença, o segundo maior número de mortes em 24 horas. O recorde de óbitos foi em junho do ano passado, com 16 registros. Foi também no começo de abril que o Acre teve novo recorde de casos em um dia, chegando a 863.

O governo do Acre deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) informações sobre as medidas restritivas adotadas para conter o avanço da Covid-19. Além do Acre, outros seis estados devem seguir as solicitações do STF.

Medidas durante toda semana

Agora durante a semana, inclusive fins de semana e feriados, os estabelecimentos devem permanecer fechados no período de 22h às 5h do dia seguinte, observadas ainda as seguintes restrições específicas por setor ou atividade:

  • Eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, poderão ser realizados até às 22h;
  • Restaurantes, lanchonetes e similares deverão encerrar a comercialização de bebidas alcoólicas até às 20h, devendo encerrar inteiramente suas atividades até às 22h;
  • Bares, distribuidoras de bebidas e similares encerrarão inteiramente suas atividades até às 20h;
  • Shopping centers poderão funcionar entre 12h e 20h;
  • Academias poderão funcionar entre 5h e 22h;
  • Comércio atacadista e varejista de gêneros alimentícios poderá funcionar até às 22h;

Após esses horários, os estabelecimentos poderão se manter em funcionamento exclusivamente para atendimento por meio de delivery, devendo manter fechados todos os acessos, sendo vedado qualquer tipo de atendimento presencial ao público.

A Central de Serviços Públicos (OCA) continua com o atendimento presencial suspenso, mas será intensificado o atendimento on-line.

Com informações do G1 Acre.

- Publicidade -
Copiar