24.1 C
Juruá
terça-feira, março 19, 2024

Governadora de Pando vem ao Acre e discute segurança pública na fronteira e a retomada de convênio

Por

- Publicidade -

Acompanhada da diretora nacional que trata sobre tráfico internacional de pessoas, Carola Arraya, e do diretor de Segurança Pública, Manuel Baldiviezo, ambos do país vizinho Bolívia, a governadora de Pando, Paola Tarraxas, esteve no Acre, na manhã desta quinta-feira, 22, para tratar sobre a retomada de um convênio que tem como finalidade a troca de informações e ações integradas que reforcem a segurança pública nas principais regiões de fronteira com aquele país.

O governo do Acre foi representado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na presença dos principais gestores das instituições que compõem o sistema de Segurança Pública do Acre, além do prefeito do município de Epitaciolândia, Sérgio Lopes.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança do Acre, Paulo Cézar Rocha dos Santos, explica que o convênio com o país vizinho foi firmado ainda em 2019, contudo, durante uma desmobilização política, em um ato administrativo do governo atual daquele país, as ações acabaram sendo paralisadas, o que resultou na quebra do convênio e das cooperações descritas no documento.

“Na próxima semana, sairemos em caravana junto com o governador e realizaremos um novo encontro entre os países, no sentido de retomar tais práticas, que são efetivamente eficazes no combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e de pessoas, minimizando os efeitos da violência em regiões de fronteira”, explicou Paulo Cézar.

Para a governadora de Pando, Paola Tarraxas, a reunião foi considerada proveitosa. Ela volta para ao país de origem com a certeza de que as relações foram renovadas e terá a colaboração do Acre na retomada das ações de reforço à segurança em regiões de fronteira.

“Tínhamos uma inquietude, uma necessidade de retomar essas ações direcionadas à segurança pública.  Temos que retomar o controle e evitar crimes contra a vida e ao patrimônio que vem acontecendo dos dois lados. Na próxima semana pretendemos firmar esse convênio, já com a presença do governador do Acre”, finalizou Paola Tarraxas.

- Publicidade -
Copiar