Rio Branco, Acre, 13 de maio de 2021

Governo investe em Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia produtores rurais e entidades do Vale do Juruá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

“A boa-nova para o Vale do Juruá é um programa que beneficia 82 produtores rurais, com a compra de seus produtos pelo governo estadual, para serem repassados a entidades da região. Neste momento de pandemia, a renda que o programa gera é crucial para que os trabalhadores possam manter o sustento de suas famílias”. Essas são as palavras do diretor da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) em Cruzeiro do Sul, Marcos Souza, ao tratar, na manhã desta terça-feira, 13, da entrega de alimentos a entidades filantrópicas e assistenciais da região, realizada na Companhia de Armazéns e Entrepostos do Acre (Cageacre).

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma parceria entre os governos estadual e federal, que, somente neste ano, já investiu cerca de R$ 125 mil na agricultura da região e levou assistência para 20 entidades que atuam no Vale do Juruá.

O PAA determina que o Estado adquira os itens no valor de R$ 2 mil por produtor, no prazo de oito semanas seguidas. “São produtos como banana, mandioca, farinha, goma, massa fina de mandioca, laranja, limão, couve, cebola e pimentão, originários de propriedades rurais. Após a colheita das hortaliças, realizamos a distribuição nas gôndolas e, depois, as entidades que fazem parte do programa vêm até a Cageacre e recebem os alimentos”, detalha o diretor.

A Fundação Meninos de Jesus de Nazaré, que é uma das beneficiadas do programa, vem realizando um trabalho de assistência a jovens deficientes e familiares, para propiciar o protagonismo dessas pessoas em seu meio social.

“Diante do contexto econômico e social que estamos vivendo, essa doação é de suma importância para a instituição, que ajuda 140 famílias em Cruzeiro do Sul, Vila Santa Rosa, Mâncio Lima e Guajará (AM). Quero agradecer de coração a parceria do governo, pois está auxiliando crianças e famílias carentes dessas regiões”, relata Mágila Caetano, presidente da entidade.

Para o presidente da Associação de Pais e Amigos de Dependentes Químicos (Apadeq), Raimundo Santos, essa é a primeira vez que o órgão firma parceria com governos e que é cumprida com contundência. “O acordo retrata a preocupação, a dedicação e zelo que o governo do Estado tem com a reinserção social dos menos favorecidos. Gladson Cameli está de parabéns em pensar projetos que possam abranger a todos, sobretudo os menos assistidos”, analisa.

De acordo com a direção da Sepa, os hospitais, a UPA, o Centro Socioeducativo Juruá (ISE), a Apadeq, a Casa-Abrigo para Idosos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) são as instituições priorizadas pelo programa, especialmente neste momento de pandemia.

  • Por Eliel Mesquita, da Agência de Notícias do Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.