Rio Branco, Acre, 13 de maio de 2021

Idoso se vacina segurando cartaz com nomes de amigos vítimas da Covid-19: ‘não tiveram a mesma chance’;

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um idoso de 62 anos prestou uma homenagem aos amigos que morreram vítimas da Covid-19 ao ser vacinado contra a doença na última sexta-feira (23), em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea do Rio. Com um cartaz nas mãos citando o nome de amigos que perderam a luta para o novo coronavírus, Elson Porto recebeu a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.“Hoje (23) chegou a minha vez, mas vários amigos não tiveram a mesma oportunidade e por esse motivo lhes dedico a minha vacina”, dizia o cartaz.

Elson, a esposa e as três filhas moram em Rio das Ostras desde 2011, mas são de Guaxindiba, localidade de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. Os dez amigos listados no cartaz que o idoso carregou no dia da vacinação são todos da cidade natal.

“São amigos, pessoas que vi nascer e crescer, e infelizmente foram todos vítimas da Covid. Todos eram pessoas novas, com 60 anos para baixo, 40, 35 anos… “, disse ele.

No cartaz, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a torcida pela disponibilidade de vacina para todos também são mencionadas, por meio das hashtags #VIVAOSUS e #VACINAPARATODOSJÁ.

Elson conta que ele tinha o desejo de homenagear essas pessoas, mas a ideia de como fazer essa homenagem veio da filha caçula, a Elcia.

Cartaz em homenagem reúne o nome de 10 amigos de Elson Porto que morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal

Cartaz em homenagem reúne o nome de 10 amigos de Elson Porto que morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal

“Eu queria fazer essa homenagem para eles, mas não sabia como. Aí minha filha teve a ideia de fazer esse cartaz e eu gostei demais”, afirmou ele.

“Pena que não deu para incluir o nome de todos os amigos que eu perdi”.

Jorginho, Mirian, Neuza, Renato, Dirléia, Dejane, Juliana, Denilson, Paulinho e Félix, foram as pessoas citadas na homenagem feita na última sexta-feira. Mas, para incluir o nome de todos os amigos vítimas da Covid-19 em Guaxindiba, Elson precisaria levar mais um cartaz. De acordo com ele, desde o início da pandemia, mais de 15 amigos da região morreram vítimas da Covid-19.

“Me senti aliviado de ter tomado a vacina. Acredito muito que se (os amigos) tivessem tomado a vacina eles não teriam morrido. Mas eles não tiveram a mesma chance”, afirmou o idoso.Elson Porto, de 62 anos, recebeu a dose da vacina na última sexta-feira (23) em Rio das Ostras, no RJ — Foto: Arquivo pessoal

Elson Porto, de 62 anos, recebeu a dose da vacina na última sexta-feira (23) em Rio das Ostras, no RJ — Foto: Arquivo pessoal

Duas das três filhas, Elcia e Suelen, a esposa Francisca, e Elson foram contaminados pelo novo coronavírus no ano passado. Francisca foi a que mais sofreu com os sintomas da doença, chegando a ficar seis dias internada, mas se recuperou.

Será ela quem vai seguir com a homenagem. Nesta quinta-feira (29), Francisca, de 60 anos, receberá a primeira dose da vacina e também levará um cartaz com o nome de amigos vítimas da doença.

“Minha mãe vai levar um cartaz também, com o nome de quem não colocamos antes. Temos que fazer isso! É muito sofrimento”, afirmou a filha mais velha do casal, Quize.

De acordo com o último boletim, divulgado nesta segunda-feira (26), São Francisco de Itabapoana, que tem pouco mais de 42 mil habitantes, tem 1.794 casos confirmados da Covid-19, com 64 mortes causadas pela doença.

Já em Rio das Ostras, cidade onde Elson mora com a família, são 9.991 casos confirmados, com 336 mortes causadas pelo novo coronavírus, segundo boletim desta segunda.

Com informações G1

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.