O internauta Francisco Messias, mandou uma foto ao Jornal Juruá Informativa, de uma cobra de aproximadamente 4 metros atravessando a variante, sentindo Cruzeiro do Sul/Rodrigues Alves, enquanto se deslocava com os amigos para a Vila Santa Luzia na tarde deste domingo (25), por volta das 16h.

Francisco conta que dirigia pela variante, quando viu um movimento de pessoas e carros parados na estrada. “As pessoas estavam tirando fotos, teve até um rapaz que pegou nela, ela ia muito devagarinho” conta

O professor Dr. Moisés Barbosa de Souza, do centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Universidade Federal do Acre (Ufac), especialista em estudo de reptéis, afirma que o animal flagrado por Francisco é uma sucuri.

“Ao analisar as imagens, posso afirmar sem dúvida alguma, que o animal fotografado é uma sucuri, cientificamente conhecida por Eunectes murinus”, afirma. Ele explica que a sucuri é uma cobra semiaquática que vive em  rios, igarapés, lagos, açudes e igapós. Alimentam-se de passáros aquáticos, peixes, tartarugas, jacarés, podem comer mamíferos de pequeno a médio porte.

Ele explica que há registros de sucuris com até 11,5 metros. “É uma das maiores do mundo, em termo de corpulência é a maior. Na Amazônia é frequente encontrarmos animais de quatro a sete metros.

  • Fonte: Juruá Informativa