Rio Branco, Acre, 13 de maio de 2021

No dia 12 de abril, comemora-se o Dia do Obstetra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com reportagens de Beatriz Santos, do Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Dia do Obstetra comemora-se no dia 12 de abril. O médico obstetra, é aquele profissional da medicina que, acompanha a mulher no período da gestação. Por noma, um obstetra aconselha e acompanha a mulher antes da gravidez, durante a gestação, durante o parto, e acompanha a saúde da mulher e do bebê também no pós-parto.

O médico obstetra acompanha assim a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo, ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para qualquer um dos dois.

A equipe do Juruá em Tempo conversou com o médico Obstetra, Billy Rodrigues Barbosa, residente no município de Mâncio Lima, mas que atende na Maternidade (Hospital da Criança e da Mulher) de Cruzeiro do Sul.

O médico, ao ser questionado sobre sua escolha pela Obstetrícia, enfatizou que queria cirurgia geral, mas que optou por obstetrícia.

“Foram 5 anos de medicina, com o intuito de fazer cirurgia geral, foi aí que no último ano da faculdade, ao passar pela ginecologia e obstetrícia, foi então que tive uma situação de um parto complicado, e como estudante percebi que aquela situação poderia ter sido evitado, foi aí que eu decidi fazer obstetrícia, para tentar fazer diferente, voltado sempre para questão da humanização, da escuta à paciência, tê-la ao lado, deixá-la participar das decisões, e não ser o médico que dita ordens, isso foi uma das minhas motivações”, disse o Billy.

Além disso, o médico conta ter tido outros profissionais como inspiração para a escolha da especialidade, profissionais esses que o motivaram a permanecer e o empenharam a concluir a especialização.

“Eu recebi algumas propostas para fora do estado, exercer a obstetrícia em outros lugares, mas eu sempre tive esse carinho especial pelo Juruá, pelo povo acolhedor que ele é, então eu ia decidi praticamente voltar e ajudar de alguma forma aqui, o povo do Juruá, e trabalhar em uma maternidade de referência como a de Cruzeiro do Sul, é um desafio muito grande e exige muito da gente, tempo e dedicação, mas eu gosto”, destacou o médico.

A equipe do Juruá em Tempo, parabeniza a todos esses profissionais que com amor e dedicação se doam a entender o poder feminino em um momento único.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.