30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

No dia 12 de abril, comemora-se o Dia do Obstetra

Por

- Publicidade -

O Dia do Obstetra comemora-se no dia 12 de abril. O médico obstetra, é aquele profissional da medicina que, acompanha a mulher no período da gestação. Por noma, um obstetra aconselha e acompanha a mulher antes da gravidez, durante a gestação, durante o parto, e acompanha a saúde da mulher e do bebê também no pós-parto.

O médico obstetra acompanha assim a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo, ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para qualquer um dos dois.

A equipe do Juruá em Tempo conversou com o médico Obstetra, Billy Rodrigues Barbosa, residente no município de Mâncio Lima, mas que atende na Maternidade (Hospital da Criança e da Mulher) de Cruzeiro do Sul.

O médico, ao ser questionado sobre sua escolha pela Obstetrícia, enfatizou que queria cirurgia geral, mas que optou por obstetrícia.

“Foram 5 anos de medicina, com o intuito de fazer cirurgia geral, foi aí que no último ano da faculdade, ao passar pela ginecologia e obstetrícia, foi então que tive uma situação de um parto complicado, e como estudante percebi que aquela situação poderia ter sido evitado, foi aí que eu decidi fazer obstetrícia, para tentar fazer diferente, voltado sempre para questão da humanização, da escuta à paciência, tê-la ao lado, deixá-la participar das decisões, e não ser o médico que dita ordens, isso foi uma das minhas motivações”, disse o Billy.

Além disso, o médico conta ter tido outros profissionais como inspiração para a escolha da especialidade, profissionais esses que o motivaram a permanecer e o empenharam a concluir a especialização.

“Eu recebi algumas propostas para fora do estado, exercer a obstetrícia em outros lugares, mas eu sempre tive esse carinho especial pelo Juruá, pelo povo acolhedor que ele é, então eu ia decidi praticamente voltar e ajudar de alguma forma aqui, o povo do Juruá, e trabalhar em uma maternidade de referência como a de Cruzeiro do Sul, é um desafio muito grande e exige muito da gente, tempo e dedicação, mas eu gosto”, destacou o médico.

A equipe do Juruá em Tempo, parabeniza a todos esses profissionais que com amor e dedicação se doam a entender o poder feminino em um momento único.

- Publicidade -
Copiar