Rio Branco, Acre, 23 de abril de 2021

Novo lote com 22 mil vacinas chegadas ao Acre será para segunda dose de imunização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O estado acreano recebeu, na tarde desta quinta-feira (1º), mais 22 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar a população. Desse total, mil doses vão ser separadas para vacinar os profissionais da Segurança Pública. O 11º lote do imunizante chegou um voo comercial no aeroporto de Rio Branco.

Conforme o governo do estado, ao todo são 20 mil doses da Coronavac, distribuída e produzida pelo Instituto Butantan, e outras 2 mil da Oxford-Astrazeneca.

O Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI) informou que 21 mil doses são destinadas para a segunda dose de imunização em idosos e trabalhadores da saúde.

A inclusão dos servidores da Segurança e salvamento na vacinação ocorre após um pedido do governador, Gladson Cameli, feito ao Ministério da Saúde, nesta semana, que deu o aval para que este grupo e o da Educação sejam tenham a imunização antecipada.

Das 22 mil doses do imunizante, mil vão ser destinadas para os profissionais da segurança e salvamento do Acre — Foto: Diego Gurgel/Secom

Vacina russa e da Johnson & Johnson

O último lote da vacina tinha chegado ao estado no último sábado (27), com 7.620 doses da Coronavac, distribuída e produzida pelo Instituto Butantan, e outras 1.400 da Oxford-Astrazeneca.

Mais doses de vacinas contra a Covid-19 devem chegar ao Acre. O governador Gladson Cameli assinou, no último dia 22, o contrato para a compra de 700 mil doses da vacina ‘Sputnik V’, produzida na Rússia. O contrato é no valor de R$ 40 milhões e a compra é feita por meio do consórcio dos governadores do Nordeste e Fundo Soberano Russo. As doses devem chegar em abril.

O prefeito de Rio Branco, que também é presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, assinou uma carta de intenção para a compra das doses de vacinas da Johnson & Johnson, para a população rio-branquense e demais municípios do Acre, no dia 27 de março.

O prefeito requisitou 200 mil doses da vacina, sendo que 100 mil doses serão para o município de Rio Branco e as outras 100 mil serão divididas de acordo com a solicitação que cada prefeito fez para o seu município.

Vacinação no Acre

De acordo com informações disponíveis no Portal de Transparência, o Acre recebeu 132.520 vacinas contra a Covid-19. Até esta quinta (1º), foram aplicadas 58.970 doses, sendo 47.044 referentes à primeira dose e 11.926 da segunda dose. Ainda segundo o portal, a capital, Rio Branco, aplicou 25.259 doses e Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, 8.278 doses.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que constam no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Pandemia e colapso no Acre

O Acre confirmou nessa quarta-feira (31) mais nove mortes pela Covid-19 e outros 554 casos de infecção pelo novo coronavírus. Com isso, o total de óbitos subiu para 1.262 e o de infectados saiu de 69.103 para 69.657. Os hospitais atingiram a capacidade máxima no estado e 14 pessoas aguardam na fila à espera de um leito de UTI.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 100 estão ocupados. A taxa de ocupação total atingiu 94%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26. Com o sistema de saúde em colapso, o Acre precisou transferir pacientes para o estado do Amazonas.

Com informações do G1 Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.