Rio Branco, Acre, 15 de maio de 2021

População do Acre acompanha ‘superlua rosa’ na noite desta segunda-feira (26)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A ‘superlua rosa” pôde ser acompanhada por moradores do Acre na noite desta segunda-feira (26). Essa é a primeira de duas superluas que poderão ser vistas em 2021, segundo informações da Nasa.

No Acre, o fenômeno foi registrado por uma equipe da Rede Amazônica Acre no bairro Tancredo Neves, na Parte Alta de Rio Branco, capital do estado acreano.

O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua cheia. A superlua pôde ser vista em diversos lugares do mundo na noite desta segunda. Por isso, a Lua parece gigante no céu.

Especialistas apontam que o a Lua vai estar em seu ponto máximo às 0h32 desta segunda (horário de Brasília), 20h32 horário no Acre.

Fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua - ponto da órbita mais próximo da Terra - coincide com a Lua Cheia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua Cheia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Entenda a superlua:

  • A superlua acontece quando a lua está cheia e em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parece maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta.
  • A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta
  • O ponto mais próximo é o perigeu
  • O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a chamada microlua

 

Com informações G1 Acre

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.