Rio Branco, Acre, 13 de maio de 2021

PT inicia negociações com partidos de centro por apoio em 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Após a elegibilidade do ex-presidente  Luis Inácio Lula da Silva ( PT ) ser confirmada no plenário do Superior Tribunal Federal ( STF ), o Partido dos Trabalhadores acelerou as negociações junto a partidos de centro para viabilizar a candidatura de seu principal líder. As informações são do jornal A Folha de S.Paulo .

Entre os partidos envolvidos nas tratativas, destacam-se o apoio ao PSD , MDB e PSB nos estados em troca de um apoio na corrida do ex-presidente ao Palácio do Planalto no ano que vem.

“Está claro nas últimas intervenções de Lula que a melhor estratégia é repetir o perfil da candidatura de 2002, abrindo espaço para partidos do centro democrático”, argumentou o senador Paulo Rocha (PT-PA).

Líderes petistas entendem que é o momento de apostar em alianças opositoras ao Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nas capitais. O posicionamento vai de encontro ao realizado em 2020, quando o Partido dos Trabalhadores lançou candidaturas em 21 das 26 capitais do país.

tendência é o PT dar ‘continuidade’ e ter candidaturas próprias apenas em estados em que já governa : Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. Outros grandes colégios eleitorals, como São Paulo e Rio Grande do Sul ainda estão indefinidos .

Partidos que se afastaram dos petistas após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), como MDB e PSD , começam a se reaproximar . A avaliação é de que, mesmo sem o apoio formal , o PT consiga declarações favoráveis a Lula dos principais líderes partidários.

  • Fonte: IG.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.