23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Vazante do Rio Juruá causa desbarrancamento na área portuária de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

A vazante do Rio Juruá gerou um desbarrancamento na área portuária de Cruzeiro do Sul. A erosão ameaça a estrutura de galpões, situados no porto do bairro Remanso.

O Rio Juruá passou quatro meses acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros. A enchente chegou a atingir 33 mil pessoas de diversas localidades do município.

A margem do rio ficava a mais de 50 metros dos galpões, mas, com o desbarrancamento, as instalações ficaram seriamente comprometidas. A rampa de acesso ao porto, por exemplo, já foi destruída.

O porto é administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). “As medidas que vão ser tomadas agora são emergenciais, vamos fazer a remoção dos dois galpões porque se não fizer vamos perdê-los para as águas e vamos fazer uma rampa de acesso. Aquele porto foi feito em uma área inadequada. Vamos fazer um planejamento para fazer uma ação diferente. Podemos até transferir o porto para outro local”, explica o gerente, Luciano Oliveira.

- Publicidade -
Copiar