23.4 C
Juruá
terça-feira, março 19, 2024

Acre e embaixada dos Estados Unidos deverão trabalhar juntos em programas de desenvolvimento no Estado

Por

- Publicidade -

O governo do Acre e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil (EUA) deverão realizar convênios para o desenvolvimento de programas nas seguintes áreas: segurança, educação e meio ambiente, além de iniciativas de auxílio aos imigrantes venezuelanos.

Gladson solicitou apoio do embaixador para iniciativas voltadas para o desenvolvimento do Acre, destacando o seu potencial neste sentido, “especialmente pela proximidade com os portos do Oceano Pacífico e por já contar com a estrutura viária pronta, inclusive com a inauguração da ponte sobre o Rio Madeira, que conecta o estado, via terrestre, às demais regiões do país”.

Gladson Cameli destacou, também, que seu objetivo é o desenvolvimento sustentável do Acre, garantindo avanços com a preservação do meio ambiente.

“O Acre pode receber os investimentos necessários para o seu desenvolvimento sem precisar derrubar mais nada da floresta”, disse, relacionando iniciativas voltadas à preservação ambiental e combate ao desmatamento ilegal, incluindo um sistema de inteligência de fiscalização que reúne os órgãos envolvidos no processo.

De acordo com o embaixador Todd Chapman, a embaixada conta com recursos para aplicar nas áreas tratadas com o governador e, para a realização dos convênios, o governo precisa apresentar as iniciativas dentro dos critérios estabelecidos para esses investimentos.

Conforme o representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, que também participou da reunião, “deverá ser formado um grupo de trabalho com representantes dos órgãos do governo acreano envolvidos nas áreas a serem abrangidas pelos futuros convênios, para que sejam apresentados os projetos o quanto antes e os benefícios possam chegar para a população do estado”.

Vacinas

Gladson Cameli aproveitou o encontro e solicitou ao embaixador Chapman a doação de vacinas contra a Covid-19 para o Acre e fez a seguinte sugestão: “que empresas daquele país que já tenham vacinas com uso autorizado pela Anvisa, transformem o Acre em uma iniciativa-piloto de sucesso, imunizando toda a população do estado”.

O embaixador explicou que a questão das vacinas é tratada entre as empresas e o Ministério da Saúde, mas ficou de analisar a viabilidade da proposta da iniciativa-piloto de imunização em massa da população acreana.

No encontro, o governador presenteou o embaixador com um porta- blocos feito em marchetaria, de autoria do artesão Maqueson Pereira, de Cruzeiro do Sul, como “grande exemplo da beleza da nossa arte”. Também participou da reunião o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti.

Agenda

Ainda em Brasília, nesta quarta-feira, 12, às 18 horas, o governador terá audiência com a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, para tratar sobre projetos agrícolas do Estado. Antes, às 17 horas, ele se reunirá com o presidente do Incra, José da Câmara, para solicitar melhorias para projetos de assentamento.

- Publicidade -
Copiar