24 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Acusado de matar caseiro em chácara da família de senador do AC é condenado a 30 anos

Por

- Publicidade -

A Vara de Delitos de Roubo e Extorsão da Comarca de Rio Branco condenou por latrocínio, Mauricelio Gomes Pereira, a pena de 30 anos pela morte do idoso Argemiro de Figueira de Farias, de 73 anos, em junho do ano passado.

O corpo do idoso foi encontrado já em estado de decomposição no dia 25 de junho de 2020 dentro da chácara da família do senador Sérgio Petecão e da vereadora Lene Petecão, ambos do PSD-AC. Farias era amigo da família Petecão e morava há muitos anos na chácara, que fica na BR-364, na saída de Rio Branco.

Em sua decisão, a juíza Ana Paula Saboya Lima fixou a pena de 30 anos de reclusão, com o pagamento de 360 dias-multa. O acusado deve cumprir a pena em regime fechado e não pode recorrer em liberdade. Ele está preso desde o dia 24 de novembro, mesmo mês em que virou réu no processo.

O promotor Júlio César de Medeiros, que atuou na acusação de Pereira, diz que a condenação é uma resposta ao crime de extrema brutalidade, já que o idoso não teve nem a oportunidade de se defender.

“Nesse caso gravíssimo, a pena máxima foi justificada devido às consequências do crime e a diversas agravantes, inclusive, devido ao fato de ter sido praticado um crime hediondo no período da pandemia do coronavírus, onde a sociedade está ainda mais fragilizada e acuada em suas próprias residências”, destacou.

Entenda o caso

Vizinhos sentiram falta do idoso, pularam a parte de trás da propriedade e acharam o corpo próximo da piscina. A casa onde Farias vivia estava revirada com todos os móveis e pertences fora do lugar.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC), o crime ocorreu entre os dias 19 e 20 de junho de 2020, porém, o corpo da vítima só foi achado no dia 25 daquele mês. O acusado, usando de violência e grave ameaça, roubou duas armas de fogo e uma roçadeira da vítima e acabou matando o idoso.

Pereira foi denunciado pelo crime de latrocínio. A denúncia foi aceita pelo juiz Clovis Lodi, da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão.

O acusado foi preso um mês depois do crime na Vila Santa Cecília, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A prisão do suspeito foi feita após investigação da Delegacia Especializada de Combate a Roubos e Extorsões (Decore).

Antes dessa prisão, Pereira estava foragido do sistema penitenciário desde o ano 2016. De acordo com a polícia, ele é condenado pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no ano de 2009, em que a vítima foi uma criança de 12 anos.

Argemiro Farias era amigo da família Petecão e morava sozinho na chácara, que fica na BR-364, em Rio Branco. — Foto: Arquivo pessoal

- Publicidade -
Copiar