30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Após suspeitas de tortura e agressões contra uma criança de 5 anos, o tio é preso em cidade do Acre

Por

- Publicidade -

Na zona rural de Plácido de Castro, um homem de 26 anos foi preso suspeito de torturar e agredir o sobrinho de 5 anos. De acordo com a polícia, a criança sangrava pelo ouvido, estava com o olho esquerdo lesionado, com uma ferida nas costas e tinha muitas marcas de mordidas em várias partes do corpo.

A prisão foi realizada na última quarta-feira (12), após o Conselho Tutelar da cidade receber uma denúncia, que prontamente acionou a Polícia Civil. Com uma ação conjunta, as equipes se deslocaram até o local e prenderam o suspeito que confessou as agressões ao sobrinho.

De acordo com informações repassadas pela polícia e pelo Conselho Tutelar, a criança, contou que durante aquele mesmo dia já havia sofrido agressões do tio.

“Ela [a criança] tem várias mordidas pelo corpo, sangrava pelo ouvido, tem uma mancha nos olhos, tinha vários catombos na cabeça, e passou por corpo de delito que comprovou as agressões. Ela está em estado de choque, não pergunta pela família, não cita o tio que chamava de pai, e nas poucas palavras, porque agora começou a se comunicar, só diz que não quer voltar para onde morava”, contou a conselheira tutelar Patrícia Andrade.

A conselheira disse ainda que a situação da criança não é considerada maus-tratos, e sim tortura, e que o menino passava fome, além das agressões físicas.

“A única alimentação que ele podia comer era arroz, a gente vê que ele está bem desnutrido, é uma criança de cinco anos, mas tem aparência de três. Quando a gente chegou, ele estava com muita fome, era 2 horas da tarde e ainda não tinha se alimentado, como é distante, a equipe levou lanche e nós alimentamos ele no local mesmo”, disse.

A criança passou por atendimento no hospital de Plácido de Castro, após ser resgatada e está no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), deverá ser encaminhada para um abrigo, conforme decisão da justiça e está aguardando apenas a vaga para que seja feita a transferência, disse a conselheira.

O agressor, está em prisão preventiva, além disso, a esposa do homem que está grávida, deverá ser investigada por tortura na modalidade omissiva. De acordo com a conselheira, o casal tem ainda um filho com pouco mais de um ano de idade, contudo inicialmente, não foi constatado que a criança tenha passado por maus tratos.

Guarda da criança

O aconselho Tutelar destacou que o tio tinha a guarda do menino, porém que a equipe já fez contato por telefone com a mãe da criança , que mora atualmente em outro município.

“Ele conseguiu, há muito tempo, essa guarda porque na época ela [a mãe] não tinha interesse na criança. Ela até disse que tinha interesse agora, mas ainda não veio até o município e até o momento nenhum outro familiar procurou e nós não temos informação sobre o pai”, disse Patrícia.

- Publicidade -
Copiar