Rio Branco, Acre, 14 de maio de 2021

Asmática, primeira pessoa com comorbidade é vacinada contra Covid-19 em Rio branco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A primeira moradora a receber a vacina contra a Covid-19 no posto da Vila Ivonete, em Rio Branco, nesta segunda-feira (3), foi a dona de casa Maria Luzia Anastácio de Melo, de 59 anos. Ela tem asma e faz parte do grupo prioritário de pessoas com comorbidades, conforme plano de vacinação.

A dona de casa, que mora no bairro Nova Estação, contou que não conseguiu dormir direito essa noite de tanta ansiedade pela tão esperada imunização.

“Estava ansiosíssima, porque tenho esse problema respiratório e morro de medo dessa doença. Me sinto muito privilegiada, recomendo que todos venham tomar vacina, é um dever e a gente fica muito grato. Espero que a gente possa voltar a viver normal, em nome de Jesus, vai dar tudo certo. É o que a gente espera”, disse Maria.

Idosa levou neta com síndrome de Down para receber primeira dose do imunizante em Rio Branco — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica

A idosa Elmira Barbosa, de 66 anos, levou a neta Maria Aparecida, de 21 anos, que tem síndrome de Down, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid. Ela contou que a jovem foi infectada pelo novo coronavírus e chegou a ficar internada. A idosa também já recebeu a vacina e em junho toma a segunda dose.

“Fiquei muito feliz [com a inclusão das pessoas com síndrome de Down na primeira fase], porque tirei ela de dentro da cova. Ela pegou Covid e ficou três dias internada na UTI. Passei 25 dias com ela internada na Santa Juliana, mas graças a Deus ela saiu e está bem. Agora vai ser imunizada.”

A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) começou nesta segunda-feira (3) a primeira etapa de imunização de pessoas com comorbidades contra a Covid-19. Cinco grupos estão listados nesse primeiro momento para tomar a dose do imunizante.

A aplicação da dose é feita em dez pontos de vacinação das 8h às 17h, na capital acreana. Os idosos de 60 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar um dos pontos e se imunizar, já que as equipes seguem com a repescagem. Também continua sendo aplicada a segunda dose, conforme data prevista na carteira de vacinação.

Para tomar a vacina, a pessoa com comorbidade incluída nessa primeira fase precisa ter feito o cadastro em uma das unidades de saúde do município.

  • Fonte: G1 Acre.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.