Ícone do site O Juruá Em Tempo

Chuva de meteoros formada de resquícios do cometa Halley poderá ser vista no Acre na madrugada desta quinta (6)

Uma chuva de meteoros poderá ser vista no céu do Acre entre às 2h30 e 3h da madrugada (horário local) desta quinta-feira (6). Chamada de Eta Aquáridas, a chuva é formada de resquícios do cometa Halley, deixados durante sua passagem pela Terra há 35 anos.

O professor de física e coordenador do Planetário do Instituto Federal do Acre (Ifac), Cleyton Assis Loureiro de Souza, disse que vai ser possível ver o evento a olho nu, mas, afirmou que isso só vai ser possível dependendo da previsão do tempo, pois, se estiver nublado, a visibilidade fica totalmente comprometida.

“Da nossa região vai dar para ver tranquilo. Vai ser possível ver a chuva de meteoros mais especificamente em Rio Branco. O evento deve ocorrer por volta das 2h30, 3h da madrugada. A Eta Aquáridas é um evento efêmeres de onde, nessa região, justamente na constelação de Aquarius, uma região por onde o Halley passou há 35 anos, deixou os resquícios da sua cauda para onde a Terra hoje está passando”, explicou.

O coordenador do planetário falou ainda que o evento vai poder ser visto até os momentos em que antecedem o nascer do sol.

“Olhando a leste, aproximadamente às 2h30 da madrugada, você terá a Lua, Júpter e Saturno, então, entre Júpter e a Lua, você tem Aquarius. A constelação de Aquarius, olhando a norte ou à esquerda de frente para a Lua você terá a região onde irá acontecer a chuva de meteoritos, que são os pedaços do cometa Halley. Hoje a Terra está passando exatamente por essa região”, acrescentou.

O professor acrescentou que com o amanhecer, a intensidade vai começar a aumentar a quantidade de meteoritos que irão aparecer na atmosfera. “Vai ter muitos bólitos para serem vistos. Mas, para isso, o céu tem que colaborar, a gente precisa ter um céu estrelado e sem nuvens, caso contrário, vai ser uma frustração.”

Com informações do G1 Acre.

Sair da versão mobile