O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) iniciou nesta quinta-feira, 13, uma greve sem prazo de término. Sem diálogo com o governo do Estado, o primeiro ato foi marcado por um adesivaço de veículos em frente ao Palácio Rio Branco.
A greve foi deflagrada em assembleia virtual na sexta da semana passada (7). Porém, a categoria realizou uma série de atividades em advertência ao governo. “A greve é por tempo indeterminado ou até que o governo sinalize com as nossas reivindicações”, disse a presidente do Sinteac, Rosana Nascimento.
Segundo a presidente, o sindicato se reuniu com a secretária de Educação, Socorro Neri, em busca de solucionar as reivindicações da categoria, porém, não houve acordo. “Chamaram a gente para tentar nos ludibriar. A secretária pediu mais um prazo para não iniciar a greve, mas, o sindicato não aceitou porque é uma falta de respeito”.
Os servidores da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) buscam a reestruturação do plano de cargos e carreiras, o pagamento do Prêmio Anual de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP) e a vacinação prioritária dos professores contra a Covid-19.
No entanto, o pagamento da VDP deve ser pago em junho, em parcela única, conforme anunciado pelo governador Gladson Cameli na semana passada.