Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Governo federal aprova Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações da Agência de Notícias do Acre.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Para estimular a cultura de soja no estado, o governo federal aprovou por meio da Secretaria de Política Agrícola, a aplicação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O método é desenvolvido pela  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A portaria nº 117 de 11 de maio de 2021, que autoriza a implantação do Zarc no estado do Acre, foi publicada na quarta-feira, 12, no Diário Oficial da União, com indicação para o ano-safra 2021/2022.

Implantado no Brasil oficialmente em 1996, o Zarc proporciona a indicação de datas ou períodos de plantio/semeadura por cultura, evitando que críticas mudanças climáticas prejudiquem as fases mais sensíveis das culturas, minimizando as perdas agrícolas.

“Essa tecnologia é uma ferramenta crucial para o apoio à tomada de decisão para o planejamento e a execução de atividades agrícolas, para garantir políticas públicas e a segurança da agricultura no estado”, destacou o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira.

Para o secretário, a aprovação do Zarc no estado vai melhorar a qualidade e a disponibilidade de dados e informações sobre riscos agroclimáticos no Brasil, com ênfase no apoio à formulação e ao aperfeiçoamento.

“O estudo permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. Dará uma maior segurança aos produtores rurais e agentes financeiros”, ressaltou o gestor da Secretaria de Produção e Agronegócio.

De acordo com a nota técnica, os elementos climáticos que mais influenciam na produção da soja são as chuvas, temperatura do ar e a duração do dia em relação à noite em um tempo de 24 horas. A indicação das áreas de cultivo de soja para o estado do Acre, deverão obedecer aos critérios do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), conforme a Lei Estadual nº 1.904/2006, que define as áreas de usos consolidados como prioritárias para a agropecuária.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.