Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Governo federal bloqueia mais R$ 5,2 milhões que seriam destinados à Universidade Federal do Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Universidade Federal do Acre (Ufac) informou por meio de uma nota, divulgada na última quinta-feira, 13, a redução orçamentária feita pelo governo federal.

Neste ano de 2021, o bloqueio foi de mais de R$ 5,2 milhões nos recursos de custeio, o que chega a 14%.
De acordo com a instituição, o impacto é de ordem gravíssima, “pois inviabiliza pagamentos de suas despesas ordinárias”.

“Serviços de manutenção, como energia elétrica, limpeza, segurança e insumos para laboratórios, sofrerão drásticas consequências, causando sérios prejuízos nas atividades acadêmicas em 2021, principalmente quando ocorrer o retorno das atividades presenciais”, diz a Ufac.
Atualmente, a Ufac atende mais de 12 mil estudantes; possui corpo de professores e técnico-administrativos com mais de 1.500 profissionais, ofertando 50 cursos de graduação, 26 especializações e 20 pós-graduações (mestrado e doutorado).

“A importância da Ufac como instituição de ensino, pesquisa e extensão se faz presente também em situações de calamidade pública, como a da epidemia causada pela covid-19, que assola o Brasil, e contra a qual a universidade luta com informação, ciência e ações de pesquisa e extensão. A administração superior da Ufac considera que os investimentos nas universidades públicas são essenciais, pois afetam diretamente a vida da população, visto que setores econômicos dependem, para seu crescimento e sua competitividade, de profissionais formados e educados nessas instituições”, continuou.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.