Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Governos de Espanha e Portugal liberam público nos estádios nas últimas rodadas nacionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Globoesporte.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quatorze meses depois, os torcedores voltarão aos jogos de futebol na Espanha para as duas rodadas finais do Campeonato Espanhol. O governo nacional aprovou nesta quarta-feira uma capacidade máxima de cinco mil torcedores, ou 30% da lotação do estádio, apenas nos territórios que estiverem na fase 1 da pandemia da Covid-19 definida pelo governo local.

A determinação vale para as três primeiras divisões do futebol espanhol. Pelo fato de o governo não ter divulgado uma lista com os locais que poderão ou não receber público, restaram algumas dúvidas. O ministro da Cultura e do Esporte, José Manuel Rodríguez Uribes, deu a notícia após o Conselho de Saúde.

– Teremos público nos estádios de futebol e basquete. Volta aos territórios que se encontram na primeira fase da pandemia. Vai ser melhor. Será com 30% da capacidade local e um teto de cinco mil pessoas. A Comunidade Valenciana pode: os jogos de Valência, Villarreal, Levante, Castellón e Elche vão poder ter público – explicou o ministro sem citar outros territórios.

Até aqui, o número de mortes por Covid-19 na Espanha é de 78.895, com 3,58 milhões de casos confirmados.

A ministra da Saúde, Carolina Darias, explicou as diretrizes do protocolo para o retorno seguro do público ao futebol.

– O retorno do público será possível nos territórios na fase 1 do semáforo (indicador do nível de incidência). Deverá haver uma distância de 1 metros e meio entre as pessoas em todos os setores. Além disso, a entrada e saída serão escalonadas e por setores. Não será possível comer ou fumar. Uma máscara FFP2 sem válvula e a medição da temperatura na entrada serão necessárias.

Quatro clubes ainda brigam pelo título do Campeonato Espanhol. Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid e Sevilla terão rodadas decisivas. O torneio nacional tem previsão de término no próximo dia 23 de maio.

Portugal também anuncia volta do público

A última rodada do Campeonato Português, marcada para 19 de maio, também receberá de volta os torcedores. A decisão foi anunciada nesta quarta pela Liga Portugal após reuniões com a Federação Portugmáxima de cada estádio e só poderão assistir aos jogos os torcedores dos clubes mandantes, portando um resultado negativo do teste rápido para Covid-19.

Portugal já teve 16.994 mortes confirmadas desde o início da pandemia. Houveram 840 mil casos no total.

A partida entre Vitória de Guimarães e Benfica será a única da última rodada a não receber torcedores, pelo fato de a equipe de Guimarães cumprir três jogos de portas fechadas por conta de um insulto racial a Marega, na 21ª rodada da temporada 2019/20.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.