24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Manifestantes aprovados no cadastro de reserva da Polícia Civil acampam em frente à Aleac exigindo convocação

Por

- Publicidade -

Um grupo de aprovados do cadastro de reserva dos concursos para a Polícia Civil (2015, 2017) levantou acampamento em frente à Assembleia Legislativa do Acre – Aleac com o intuito de pressionar o governador Gladson Cameli pela convocação. Os aprovados alegam que essa foi uma promessa de campanha e exigem que seja cumprida.

O grupo diz que só pretende sair da Aleac depois de um posicionamento do governo que até agora não deu nenhuma resposta. Ilter Holanda, um dos representantes do grupo, disse o seguinte “A gente espera um posicionamento definitivo para a nossa situação, somos pais e mães de família, e estamos lutando para entrar na instituição Polícia Civil. Têm aprovados aqui dos anos de 2017 e 2015 – candidatos que estão lutando pela convocação, sendo que na campanha ele firmou compromisso com os que estavam no cadastro de reserva e queremos que esse compromisso seja cumprido.”

Durante a campanha para governador, Gladson Cameli disse que iria convocar de imediato todos os aprovados nas últimas provas da polícia e ainda prometeu abrir um novo concurso.

Em abril de 2019, foram convocados 500 candidatos que passaram nos concursos públicos das polícias Militar e Civil do Acre. Em junho de 2020, foram empossados 62 servidores na Polícia Civil, dentre eles 7 delegados, 11 escrivães, 39 agentes e 5 auxiliares de necropsia.

No ano de 2017, o concurso da Polícia Civil era para preenchimento de 250 vagas, com salários entre R$ 3.007,78 e R$ 15.378,00. De acordo com a Secretaria de Gestão Administrativa – SGA, o processo contou com 7.652 inscritos.

Das vagas ofertadas, 176 eram para o cargo de agente da Polícia Civil, 18 para delegado, 20 para auxiliar de necropsia e 36 vagas para escrivão. Todos os cargos eram para nível superior; sendo que para o cargo de delegado, era necessário ser formado em curso de direito e possuir, no mínimo, três anos de atividade policial ou jurídica.

- Publicidade -
Copiar