Rio Branco, Acre, 20 de junho de 2021

Museu de Cruzeiro do Sul continua desativado desde 2014

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O museu de Cruzeiro do Sul foi inaugurado no ano de 2006 pelo ex-governador do estado do Acre Jorge Viana. Desde então, o prédio nunca passou por uma reforma. O local está tomado pela poeira e com a estrutura em ruínas. No ano de 2018 havia um processo licitatório em aberto para a reforma do prédio do museu. Ao todo, seria investido R$ 529 mil na reestruturação, mas essa reforma nunca aconteceu.

A equipe dO Juruá em Tempo entrou em contato com a Fundação Elias Mansour, com sede localizada no Teatro do Náuas, e falou com o coordenador de cultura, Ricardo Souza. Ele confirmou que não houve a reestruturação prevista para o ano de 2018 no museu; mas, informou que o governador Gladson Cameli e algumas secretarias estão fazendo cotação de preços para poder realizar uma reforma. Contudo, com o início da pandemia da Covid-19, esse estudo de cotação de preços foi interrompido.

“Nossa intenção é que antes de finalizar o mandato do governador Gladson, a gente consiga entregar esse museu reestruturado e revitalizado. Para os próximos meses vamos começar a fazer novas pesquisas de preços para começar a reforma” (sic), afirmou Ricardo Souza.

Perguntamos onde está o acervo do museu, pois no espaço havia, além das peças de madeira e artesanatos produzidos pelos povos indígenas e seringueiros do Juruá, algumas peças integravam o memorial do primeiro governador do Acre, José Augusto de Araújo – que também ficava no mesmo espaço do museu: a cadeira e a caneta utilizadas pelo ex-governador no ato de sua posse, por exemplo.
Ricardo afirmou que esse material está na nova sede da Fundação Elias Mansour, no Teatro do Náuas. O coordenador destacou que ainda não há data para o início de alguma reforma no espaço.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.