30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Museu de Cruzeiro do Sul continua desativado desde 2014

Por

- Publicidade -

O museu de Cruzeiro do Sul foi inaugurado no ano de 2006 pelo ex-governador do estado do Acre Jorge Viana. Desde então, o prédio nunca passou por uma reforma. O local está tomado pela poeira e com a estrutura em ruínas. No ano de 2018 havia um processo licitatório em aberto para a reforma do prédio do museu. Ao todo, seria investido R$ 529 mil na reestruturação, mas essa reforma nunca aconteceu.

A equipe dO Juruá em Tempo entrou em contato com a Fundação Elias Mansour, com sede localizada no Teatro do Náuas, e falou com o coordenador de cultura, Ricardo Souza. Ele confirmou que não houve a reestruturação prevista para o ano de 2018 no museu; mas, informou que o governador Gladson Cameli e algumas secretarias estão fazendo cotação de preços para poder realizar uma reforma. Contudo, com o início da pandemia da Covid-19, esse estudo de cotação de preços foi interrompido.

“Nossa intenção é que antes de finalizar o mandato do governador Gladson, a gente consiga entregar esse museu reestruturado e revitalizado. Para os próximos meses vamos começar a fazer novas pesquisas de preços para começar a reforma” (sic), afirmou Ricardo Souza.

Perguntamos onde está o acervo do museu, pois no espaço havia, além das peças de madeira e artesanatos produzidos pelos povos indígenas e seringueiros do Juruá, algumas peças integravam o memorial do primeiro governador do Acre, José Augusto de Araújo – que também ficava no mesmo espaço do museu: a cadeira e a caneta utilizadas pelo ex-governador no ato de sua posse, por exemplo.
Ricardo afirmou que esse material está na nova sede da Fundação Elias Mansour, no Teatro do Náuas. O coordenador destacou que ainda não há data para o início de alguma reforma no espaço.

- Publicidade -
Copiar