Rio Branco, Acre, 19 de junho de 2021

No Acre, filhote de suçuarana ou onça vermelha nasce no Parque Chico Mendes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por José Pinheiro, do Notícias da Hora.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Diana Cristina Lustosa explicou que o filhote de suçuarana nasce pintada para camuflar, mas com passar do tempo ela adere à cor avermelhada.

Nasceu no final de março no Parque Chico Mendes o terceiro filhote de onça vermelha reproduzida em cativeiro. A informação é da própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). De acordo com a gestão do Parque, o filhote, uma fêmea, ficará em quarentena por 4 meses para adaptação. A pequena felina recebeuo nome de Pandora.

A espécie é rara e chama atenção da equipe técnica porque mostra que o cativeiro tem condições semelhantes ao habitat natural.

De acordo com a gestora do Parque, Diana Cristina Lustosa, o nascimento de uma espécie considerada em extinção é importante dada a relevância do material genético.

Mais detalhadamente, o médico veterinário Paulo Dias, que atua no Parque Chico Mendes, explicou sobre o nascimento do filhote de suçuarana, como também é conhecida a onça vermelha.

parda1

“Ela está em uma ambiente mais tranquilo, mais recluso do parque. Está com a mãe, está sendo amamentada. A gente está fazendo todo o acompanhamento. Depois disso vamos levar ela pra o recinto e tentar a adaptação dela com os outros animais, mas isso já é uma outra fase”, explicou o veterinário.

Dias enfatizou que o objetivo principal do parque é reprodução, estudo genético e educação ambiental. “A reprodução de qualquer animal, ela só acontece se o ambiente tiver harmonioso, ou seja se tudo estiver a favor dele: nutrição estiver excelente, a parte fisiológica estiver excelente. Se um desses não tiver 80%, o animal não reproduz. Então quando a gente tem uma reprodução, a gente fica feliz porque a gente está no caminho certo. E é um animal, principalmente os grandes felinos, que está na lista de animais em extinção. Isso dá mais vontade de continuar fazendo, do jeito que a gente estar fazendo pelo resultado que estamos alcançando”, disse Paulo Dias.

Atualmente o Parque Chico Mendes conta com 4 onças vermelhas e 1 pintada. Essa é a segunda vez que a onça vermelha se reproduz na unidade. A primeira vez foram dois filhotes, porém ambos morreram logo após o parto. Dias explicou que os animais nasceram com problemas respiratórios.

parda2

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.