25.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Operação contra crimes ambientais prende três e apreende mais de 300 m³ de madeira no interior do Acre

Por

- Publicidade -

Uma operação deflagrada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), no município de Acrelândia, interior do Acre, resultou na prisão de três pessoas e apreensão de mais de 300 metros cúbicos de madeira ilegal.

O alvo foi uma quadrilha originária de Rondônia especializada no furto de madeiras. A ação policial durou 18 dias e resultou ainda na apreensão de três motosserras, um trator, 127 toras de madeira, instauração de sete autos de infração e aplicação de multas no valor de quase R$ 30 mil.

Em operação contra crimes ambientais, três são presos e mais de 300 m³ de madeira são apreendidos no AC — Foto: Arquivo/Sejusp

A polícia ambiental estima que a quadrilha perdeu cerca de R$ 600 mil com a apreensão do material. Conforme o comandante do Batalhão Ambiental, Kleison Albuquerque, a ação partiu de investigações e também de denúncias de moradores da região que estavam sendo prejudicados com a ação dos criminosos.

“A ação lá foi necessária, porque as pessoas estavam sendo ameaçadas, os pequenos produtores. Essa operação foi para levar sensação de tranquilidade para aquela comunidade. Foram recolhidas mais de 120 toras e tem um detalhe, não sabemos se tiramos toda a madeira, vamos seguir com a operação lá para ver se tem em outros lugares, porque a madeira ficava dentro do mato. Localizamos muitas através do drone, mas vamos manter o patrulhamento, porque provavelmente deve ter mais”, afirmou.

Para furtar a madeira, o grupo invade áreas públicas ou privadas, cortam árvores e formam blocos que são vendidos de forma ilegal. Fora o dano ambiental, o setor madeireiro do estado é afetado diretamente.

Trator e motosserras também foram apreendidos na operação da polícia ambiental — Foto: Arquivo/Sejusp

A polícia informou ainda que a quadrilha aliciava os moradores da região para que permitissem que a madeira fosse retirada das propriedades.

“Essa parceria com o Batalhão Ambiental hoje é uma resposta do governo para a sociedade. Não podemos aceitar que as pessoas que são agricultores sejam prejudicadas, porque essas madeiras estão sendo furtadas por pessoas de outros estados. Vamos continuar trabalhando, estruturando para que possamos evitar ainda mais crimes ambientais, porque o prejuízo nós temos diminuído mas vem de muitos anos atrás”, disse o diretor presidente do Imac, André Hassem.

Operação do Batalhão Ambiental e Imac durou 18 dias em Acrelândia, no interior do Acre — Foto: Arquivo/Sejusp

  • Fonte; G1 Acre.
- Publicidade -
Copiar