Rio Branco, Acre, 20 de junho de 2021

Prefeito Ordean Silva se reúne com equipe para tratar sobre Crédito Rural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Guajará, Ordean Silva, se reuniu com a AFEAM, o IDAM, vereadores e secretário de meio ambiente do município para tratar sobre Crédito Rural e firmar trabalhos em parecerias para o município em favor dos trabalhadores rurais.

Na reunião com o prefeito estiveram reunidos a vereadora Rosania Melo, Manoel Walter, Kika, Samot e o secretário de meio ambiente, Antônio Cristiuma, além do gerente do IDAM, Ezequiel da Costa Oliveira, e José Campos agente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).

Segundo José Campos (AFEAM), durante a reunião discutiram sobre a situação dos agricultores que possuem financiamento, mas que foram afetados pela cheia do rio Juruá e afluentes no município. “A AFEAM, sempre está com o calendário de financiamento aberto para os interiores, do setor primário, indústria, comércio e serviço”, destacou.

O prefeito Ordean disse que estavam ali para trabalhar a agricultura familiar, além de ver a necessidade do comerciante local; tendo em vista o município ter sido afetado pela cheia dos rios, e pela pandemia da Covid-19. “Foram duas situações que o município ficou muito abalado; então, nós como gestores públicos, temos que buscar dentro dos órgãos do estado e órgãos federais, alternativas para que possamos estar desenvolvendo o melhor trabalho possível, a fim de atender aquelas famílias que tanto necessitam e que estão tanto na zona urbana quanto na zona rural”, disse.

Segundo o prefeito, com a vinda da AFEAM ao município haverá uma maior possibilidade de crescimento, já que a agência abrirá crédito aos produtores rurais e comerciantes locais. Na oportunidade, Ordean agradeceu ao gerente do IDAM e disse ser importantíssima essa parceria.

O gerente do IDAM, Ezequiel da Costa Oliveira, destacou que o órgão vem intensificando a parceria, principalmente, quanto ao crédito rural emergencial, na qual trabalha o crédito emergencial em cima da área consolidada dos agricultores familiares.

“Esse crédito só conseguem àqueles que estão em área consolidada, registradas em seus cadastros ambientais rurais; com área de até cinco hectares – limite máximo; uma vez que esse crédito emergencial rural é ligado diretamente ao CA”, disse o gerente.

De acordo com a vereadora Kika, a reunião foi produtiva pela presença dos representantes da AFEAM e do IDAM, e por trazerem esperanças ao momento em que se vive. “Eles vieram para anistiar algumas pessoas que foram financiadas e foram prejudicadas tanto pela pandemia quanto pelas enchentes. Esse encontro serviu para, também, se trabalhar planos para refinanciamentos para o município. Isso é importante, pois dá esperança para o “reavivamento” do comércio do município que foi prejudicado” (sic), declarou.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.