23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeito Ordean Silva se reúne com equipe para tratar sobre Crédito Rural

Por

- Publicidade -

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Guajará, Ordean Silva, se reuniu com a AFEAM, o IDAM, vereadores e secretário de meio ambiente do município para tratar sobre Crédito Rural e firmar trabalhos em parecerias para o município em favor dos trabalhadores rurais.

Na reunião com o prefeito estiveram reunidos a vereadora Rosania Melo, Manoel Walter, Kika, Samot e o secretário de meio ambiente, Antônio Cristiuma, além do gerente do IDAM, Ezequiel da Costa Oliveira, e José Campos agente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).

Segundo José Campos (AFEAM), durante a reunião discutiram sobre a situação dos agricultores que possuem financiamento, mas que foram afetados pela cheia do rio Juruá e afluentes no município. “A AFEAM, sempre está com o calendário de financiamento aberto para os interiores, do setor primário, indústria, comércio e serviço”, destacou.

O prefeito Ordean disse que estavam ali para trabalhar a agricultura familiar, além de ver a necessidade do comerciante local; tendo em vista o município ter sido afetado pela cheia dos rios, e pela pandemia da Covid-19. “Foram duas situações que o município ficou muito abalado; então, nós como gestores públicos, temos que buscar dentro dos órgãos do estado e órgãos federais, alternativas para que possamos estar desenvolvendo o melhor trabalho possível, a fim de atender aquelas famílias que tanto necessitam e que estão tanto na zona urbana quanto na zona rural”, disse.

Segundo o prefeito, com a vinda da AFEAM ao município haverá uma maior possibilidade de crescimento, já que a agência abrirá crédito aos produtores rurais e comerciantes locais. Na oportunidade, Ordean agradeceu ao gerente do IDAM e disse ser importantíssima essa parceria.

O gerente do IDAM, Ezequiel da Costa Oliveira, destacou que o órgão vem intensificando a parceria, principalmente, quanto ao crédito rural emergencial, na qual trabalha o crédito emergencial em cima da área consolidada dos agricultores familiares.

“Esse crédito só conseguem àqueles que estão em área consolidada, registradas em seus cadastros ambientais rurais; com área de até cinco hectares – limite máximo; uma vez que esse crédito emergencial rural é ligado diretamente ao CA”, disse o gerente.

De acordo com a vereadora Kika, a reunião foi produtiva pela presença dos representantes da AFEAM e do IDAM, e por trazerem esperanças ao momento em que se vive. “Eles vieram para anistiar algumas pessoas que foram financiadas e foram prejudicadas tanto pela pandemia quanto pelas enchentes. Esse encontro serviu para, também, se trabalhar planos para refinanciamentos para o município. Isso é importante, pois dá esperança para o “reavivamento” do comércio do município que foi prejudicado” (sic), declarou.

- Publicidade -
Copiar