26.2 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Queda de parte do barranco do porto de Cruzeiro do Sul prejudica embarque e desembarque de balsas

Por

- Publicidade -

O porto de Cruzeiro do Sul foi inaugurado em 2004, mas tempos depois passou a apresentar problemas devido ao desbarrancamento do rio. Com as últimas enchentes do rio Juruá, a força da correnteza derrubou a rampa e parte do barranco do porto. No local, as grandes embarcações que abastecem a cidade com produtos de Rondônia e do Amazonas estão com dificuldades para o desembarque e embarque de cargas.

A rampa que o governo havia reformado no ano de 2017 já não está em uso, ela caiu após consecutivas cheias. A grande preocupação por parte dos empresários que precisam utilizar o porto é o desbarrancamento que hoje está praticamente derrubando os barracões onde um dia já foi a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) de Cruzeiro do Sul.

Nossa equipe entrou em contato com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) de Cruzeiro do Sul. Luciano Oliveira informou que o porto vai passar por uma reforma nos próximos dias e que está apenas esperando o laudo do Corpo de Bombeiros.

“Estamos apenas esperando o laudo dos bombeiros para dá início a reforma. Iremos derrubar os dois barracões onde era a Suframa, e faremos uma rampa de acesso para as balsas quando chegarem ao nosso porto”, afirmou Luciano.

O porto é essencial para o abastecimento da cidade de Cruzeiro do Sul; pois, no inverno a BR-364 fica com trechos intrafegáveis. Além disso, os insumos para o município chegam mais rápido vindos pelo rio Juruá.

- Publicidade -
Copiar