24.9 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Rio Branco volta a vacinar contra Covid gestantes e mulheres no pós-parto com ou sem comorbidades

Por

- Publicidade -

A Prefeitura de Rio Branco retomou a vacinação contra Covid-19 em grávidas e mulheres no período pós-parto, com ou sem comorbidades, nesta quinta-feira (13).

Mas, por orientação do Ministério da Saúde, vão ser aplicadas somente na capital acreana as vacinas Pfizer, de acordo com a disponibilidade de doses. A imunização desse grupo estava suspensa desde a última terça (11), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a interrupção do uso da AstraZeneca/Fiocruz.

A vacinação de grávidas e puérperas ocorre das 8h às 17h em cinco unidades de saúde da capital. Nas demais cidades acreanas, segundo a coordenação do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), a imunização desse grupo segue suspensa por falta de vacinas da Pfizer ou CoronaVac.

Apesar de, nessa terça, o Ministério da Saúde anunciar que a vacinação de grávidas e puérperas em todo Brasil seria restrita somente às mulheres com doenças pré-existentes, o secretário de Saúde de Rio Branco, informou que as mulheres sem comorbidades também vão receber a vacina a partir desta quinta.

“Vacinação das grávidas com comorbidade era prioridade na primeira fase. Mas, como nós já passamos para a segunda fase de comorbidades, então, estamos fazendo geral. Essa orientação do Ministério é porque a maioria dos estados ainda não chegou na fase dois. Vamos oferecer as doses da Pfizer para esse grupo”, disse o secretário.

Além da vacinação de grávidas e puérperas, também estão sendo vacinadas pessoas com idade a partir dos 39 anos que tenham comorbidades, pessoas com síndrome de Down, pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, e pessoas com deficiência permanente, a partir dos 18 anos.

Com informações do G1 Acre.

- Publicidade -
Copiar