23.8 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Você só pode garantir a própria existência

Por

- Publicidade -
Recentemente ouvi sobre um tópico que achei particularmente interessante, não tenho muito conhecimento filosófico e particularmente não me interesso tanto por assuntos do tipo, mas vez ou outra surge algo que desperta minha atenção e que me faz querer pensar um pouco sobre e, consequentemente, me faz querer escrever aqui.
Basicamente a ideia em questão é de que podemos apenas garantir a nossa própria existência e nada mais além dela. Sinceramente esse é o tipo de coisa que já tive breves pensamentos a respeito em momentos totalmente aleatórios, não que seja algo que alguém devesse levar a sério ou algo do tipo; mas, sim, algo apenas para pensar um pouco a respeito: e se a nossa vida atual, assim como as pessoas que conhecemos forem nada mais do que algo da nossa cabeça? Você é capaz de provar a si mesmo de que existe, a partir do momento em que é capaz de questionar a própria existência; mas, o mesmo não se aplica às pessoas ao seu redor.
Vamos imaginar agora a visão de um homem que foi drogado por alguma substância e que a mesma faz com que ele enxergue coisas que outros não conseguem ver. Para as pessoas que o observarem, ele é naturalmente considerado um louco ou algo assim; mas, para aquele homem, as coisas que ele enxerga realmente existem e interagem com ele. E se neste exato momento você está, na verdade, apenas tendo um sonho muito grande e sua vida, assim como seus conhecidos, na verdade, são apenas obra da sua própria cabeça? Quem poderá provar que elas existem de fato? É algo estranho de se pensar, mas considero particularmente uma ideia divertida embora eu mesmo não a leve a sério.
Como sempre digo, não pense muito sobre o que escrevo aqui, não são textos para serem levados muito a sério, até porque é difícil tentar parecer sério quando alguém fala sobre um tema estranho assim. Para todas as pessoas existentes que estão lendo esse texto, espero que tenham tido uma boa leitura.
- Publicidade -
Copiar