Rio Branco, Acre, 31 de julho de 2021

Abandono de animais causa sofrimento e transtorno para a população

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Não é difícil encontrar pelas ruas de Cruzeiro do Sul animais abandonados. A quantidade de cachorros soltos pelas ruas impressiona e chama atenção para a necessidade de ações, por parte das autoridades competentes, que visem a criação de programas de controle ao abandono animal.

Os moradores reclamam das consequências do abandono dos animais; dentre as principais reclamações está o risco de acidente de trânsito, ataques, transmissão de doenças. “Algumas pessoas pegam cachorro para criar e depois soltam por aí. Isso pode causar um acidente, principalmente no centro da cidade, onde vários motoqueiros passam”, afirmou a dona de casa Maria da Paz.

De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses do município, a instituição não pode manter os cães em cativeiro: “A nossa missão é capturar os animais e vacinar para que eles não transmitam raiva e outras doenças aos humanos. O que a gente ainda pode fazer é castrar as fêmeas para que não aumente a população nas ruas”, afirmou.

O coordenador reconhece o risco de acidentes, mas alerta que em muitos casos os animais têm dono. Assim, as possíveis vítimas de acidentes precisam tentar identificar os proprietários para responsabilizá-los.

O abandono causa sofrimento aos animais que muitas vezes têm dificuldades de se manterem sozinhos e apresentam atitudes desorientadas pelas ruas da cidade.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!