27 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Abandono de animais causa sofrimento e transtorno para a população

Por

- Publicidade -

Não é difícil encontrar pelas ruas de Cruzeiro do Sul animais abandonados. A quantidade de cachorros soltos pelas ruas impressiona e chama atenção para a necessidade de ações, por parte das autoridades competentes, que visem a criação de programas de controle ao abandono animal.

Os moradores reclamam das consequências do abandono dos animais; dentre as principais reclamações está o risco de acidente de trânsito, ataques, transmissão de doenças. “Algumas pessoas pegam cachorro para criar e depois soltam por aí. Isso pode causar um acidente, principalmente no centro da cidade, onde vários motoqueiros passam”, afirmou a dona de casa Maria da Paz.

De acordo com o coordenador do Centro de Zoonoses do município, a instituição não pode manter os cães em cativeiro: “A nossa missão é capturar os animais e vacinar para que eles não transmitam raiva e outras doenças aos humanos. O que a gente ainda pode fazer é castrar as fêmeas para que não aumente a população nas ruas”, afirmou.

O coordenador reconhece o risco de acidentes, mas alerta que em muitos casos os animais têm dono. Assim, as possíveis vítimas de acidentes precisam tentar identificar os proprietários para responsabilizá-los.

O abandono causa sofrimento aos animais que muitas vezes têm dificuldades de se manterem sozinhos e apresentam atitudes desorientadas pelas ruas da cidade.

- Publicidade -
Copiar