28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

AC aparece em 5º lugar no ranking de alertas de desmatamento da Amazônia Legal em maio

Por

- Publicidade -

O Acre teve uma área de 31 km² sob alerta de desmatamento em maio deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O número é dez vezes maior que o registrado no mês de abril, quando 3 km² de área estavam sob alerta de desmatamento.

Os alertas de desmatamento foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

O Deter não é o dado oficial de desmatamento, mas alerta sobre onde o problema está acontecendo.

A medição oficial do desmatamento, feita pelo sistema Prodes, costuma superar os alertas sinalizados pelo Deter. Os últimos dados divulgados pelo Prodes apontaram que a área desmatada no Acre foi de 652 km² na temporada de 2019 a 2020 (período que engloba agosto de 2019 a julho de 2020).

Dados nacionais

Em toda a Amazônia Legal, que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão, a área desmatada em um ano foi de 11.088 km².

Mais uma vez, a Amazônia Legal bateu recorde de área sob alerta de desmatamento em maio. Até o dia 28, a região tinha 1.180km² de área sob alerta de desflorestação, o maior número para o mês desde 2016.

Esse o terceiro mês consecutivo em que os índices batem recordes históricos mensais. Também é a primeira vez que a área sob alerta de desmatamento em maio passa dos 1 mil km².

Área sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em maio (2016-21)
Com informações G1 Acre
- Publicidade -
Copiar