23.5 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

‘Anel de fogo’ no céu: eclipse solar anular é nesta quinta

Por

- Publicidade -

Moradores de partes da América do Norte, da Europa e da Ásia irão presenciar nesta quinta-feira (10) um eclipse solar anular — Terra, Lua e Sol se alinham, e a posição e a distância entre os astros criam um “anel de fogo”. O fenômeno não será visível no Brasil.

O evento astronômico poderá ser visto em sua totalidade em regiões específicas do Canadá, da Groenlândia e da Rússia. No sudeste, no nordeste e no centro-oeste dos Estados Unidos, além do norte do Alasca, ocorrerá de forma parcial.

“Em alguns lugares, os observadores não poderão ver o anel ao redor da Lua. Em vez disso, eles verão um eclipse solar parcial. Isso ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra não estão exatamente alinhados. O Sol parece ter uma sombra escura somente em uma parte de sua superfície”, explica a agência espacial americana (Nasa). De maneira mais simples, irá parecer que a Lua recebeu uma mordida ou que tem o formato de Pac-Man.

Às 5h12, horário de Brasília, o eclipse inicia a fase parcial, que se encerra às 10h11. O auge do fenômeno, quando se forma o “anel de fogo”, será às 7h42. Ele irá durar por cerca de 3 minutos.

- Publicidade -
Copiar