Rio Branco, Acre, 30 de julho de 2021

Em Cruzeiro do Sul, Semana do Meio Ambiente encerra com curso prático de arborização urbana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), encerrou a programação ambiental em Cruzeiro do Sul (AC), com a parte prática do mini curso de arborização urbana.

“Estamos gratos pela importante parceria firmada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais envolvidos, que possibilitou iniciativas de conscientização e cuidado com o meio ambiente, como as quem vimos na Semana do Meio Ambiente em Cruzeiro do Sul. Quero parabenizar todos os envolvidos que contribuiram direta e indiretamente para o sucesso de cada atividade. Iniciativas como essas precisam tornar-se rotineiras para despertar em cada cidadão o cuidado com o meio ambiente”, destacou Milani.

Vale recordar que a programação teve início na manhã do dia 1º de junho, em ato solene, no Centro de Integração de Esportes (CIEE), com a presença do vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso; a chefe de departamento da Sema no Juruá, Maria de Jesus Praxedes; o titular da Semeia, Ygor Neves; autoridades locais, lideranças rurais e a comunidade.

No espaço foram disponibilizados materiais recicláveis como: vassouras de garrafa pet, latinhas e a exposição das principais mudas frutíferas e florestais que seriam distribuídas, assim como orientações de como separar os resíduos sólidos e o descarte dos resíduos recicláveis.

No período da tarde, foram instaladas ecobarreiras aquáticas no Canal do Remanso, no Igarapé Boulevard Thaumaturgo, e Balneário do Igarapé Preto. A barreira ecológica foi utilizada para proteger a água por meio da contenção de resíduos descartados incorretamente nas águas.

A barreira ecológica foi utilizada para proteger a água de resíduos descartados incorretamente Foto: Cedida

No segundo dia de programação, 2 de maio, foi realizada a distribuição de 1.300 mudas frutíferas e florestais, no sistema Drive-thru, para comunidade que circulava no entorno. A atividade contou com participação e apoio dos acadêmicos da Universidade Federal do Acre (UFAC), que são estagiários na Semeia de Cruzeiro do Sul.

1.300 mudas frutíferas e florestais entregues Fotos: Cedidas

Na sexta-feira, 4, foi realizado o plantio de aproximadamente 10 mudas no bairro Aeroporto Velho. A ideia foi contribuir para a arborização do bairro e aproximar o poder público e a comunidade. Na oportunidade, foi ensinado técnicas de plantio e de educação ambiental a fim de despertar nos moradores o interesse em cuidar das mudas plantadas e preservar o meio ambiente.

Realizado o plantio de aproximadamente 10 mudas no bairro Aeroporto Velho, na sexta-feira, 4 Foto: Cedida

Encerrando a programação, neste sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada a parte prática do mini curso de Introdução a Arborização Urbana, no Teatro dos Náuas, que contou com a presença do secretário da Sema, em exercício, Roger Recco.

As aulas teóricas foram ministradas pela engenheira agrônoma e gestora do Núcleo de Arborização Urbana da Sema, Esmilia Medeiros. O curso foi ministrado para técnicos ambientais com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos.

“Após as aulas teóricas, os participantes puderam aprender, na prática, técnicas de poda, segurança do trabalho e manutenção da vegetação urbana”, ressalta Esmila Medereiros.

Com apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros, os alunos puderam conhecer critérios de segurança e condução de trabalhos em altura para árvores na cidade, poda de limpeza, levantamento de copa, entre outros cuidados.

A coordenadora da equipe, Mônica Antônia da Costa, realizou aula demonstrativa com o uso de ferramentas para poda e coleta de sementes, produção de mudas, semeadura e plantio de mudas florestais e frutíferas em saquinhos, entre outras técnicas.

Bombeiros ensinam critérios de segurança e condução de trabalhos em altura para árvores Foto: Cedida
ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!