Rio Branco, Acre, 23 de julho de 2021

Estado discute políticas públicas voltadas à Saúde Indígena

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, esteve entre os dias 7 e 10 de junho em Brasília, discutindo políticas públicas voltadas para a saúde indígena e das populações do campo, floresta e águas.

Na agenda foram realizados alguns encaminhamentos pelo presidente do Instituto Xubuã e assessor técnico no Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis da Sesacre, Vanderson Brito.

“Já estamos planejando executar os encaminhamentos no mês de julho. Vale ressaltar que a ação com a Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena] será pioneira. Será realizada nos estados, iniciando-se com o Acre, uma formação dos gestores públicos municipais e atores da Sesacre para melhor atendimento dos indígenas em contexto urbano”, afirma Vanderson.

A reunião foi realizada com o coordenador da Promoção da Equidade em Saúde do Ministério da Saúde, Marcus Vinicius Barbosa; com o secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva; e os técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena, André Mattos e Liliane Nogueira. Foi discutida a criação de um projeto estadual de saúde com o objetivo de oferecer um plano específico para o estado, levando em consideração todas as necessidades específicas dos municípios, das comunidades ribeirinhas e do povo do campo.

“A saúde do indígena no contexto urbano é uma preocupação nacional e o Acre se antecipa, criando estratégias para atender da melhor forma possível essas populações, dando ao município a formação necessária e as condições financeiras, fazendo com que o município entenda suas necessidades e fragilidades, mas que também se fortaleça suas potencialidades”, ressalta Vanderson.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.