25.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Idoso vai ao banco de maca para fazer prova de vida

Por

- Publicidade -

Um idoso de 80 anos, que a família pediu que não fosse identificado, teve que ir de maca até uma agência do Banco do Brasil para realizar a prova de vida, obrigatória para beneficiários do INSS. O caso aconteceu em Piripiri, cidade a 163 km de Teresina, na sexta-feira (4). O banco informou que não tem detalhes sobre o caso e orientou que há como fazer a prova de vida online.

A família disse que o idoso teve que realizar a prova de vida para que continuasse recebendo o benefício do INSS, já que ele é aposentado.

Os familiares informaram que o valor da aposentadoria do idoso consegue pagar apenas os remédios, uma cuidadora e uma fisioterapeuta para cuidar dele. Para a família, a situação foi humilhante.

“Meu Deus, é revoltante, humilhante. O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método pra fazer? Um absurdo”, lamentaram.

Posicionamento do banco

Procurado, o Banco do Brasil informou não ter detalhes sobre o caso específico. A assessoria de imprensa deu apenas orientações de como fazer a prova de vida sem ter que ir pessoalmente às agências. Veja a íntegra do posicionamento do banco:

“Os beneficiários do INSS e correntistas do Banco do Brasil podem fazer a prova de vida por meio do app BB, sem a necessidade de comparecimento à rede de agências.

Basta que o cliente tenha o app instalado em seu smartphone. Ao acessar sua conta entre no menu > serviços > prova de vida INSS, tire foto de seu documento de identificação, frente e verso, e uma selfie. Pronto!

Além do AppBB, os beneficiários do INSS podem fazer prova de vida pelo TAA com biometria e na rede de agências. Todos os clientes que recebem suas aposentadorias ou pensões do INSS em outros Bancos agora podem trazer seus benefícios para o BB em um bate-papo no WhatsApp. Para realizar a portabilidade do benefício, é só conversar com o BB no número 61 4004 0001.

Um familiar informou que foi até o banco antes de levar o idoso, mas foi informado de que ele teria que ir pessoalmente. Ainda segundo a família, o banco disponibilizou uma ambulância para levar o homem, mas chegando ao local ele teve que ir de maca até a porta da agência.

“Fazer prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia? Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico? , questionaram os familiares.

Acamado há um ano

O homem vive acamado e tem a saúde debilitada desde que sofreu um AVC há cerca de um ano. Segundo a família, ele sequer consegue andar de cadeira de rodas e precisa de cuidados constantes.

- Publicidade -
Copiar