Em dezembro de 2020 o Ministério da Educação autorizou a abertura da faculdade ITPAC Cruzeiro do Sul. A unidade, que é 100% dedicada ao curso de Medicina, foi viabilizada após o município ser habilitado no edital do Programa Mais Médicos, do governo federal. Recém-chegada a Cruzeiro do Sul, a administradora mineira Erica Pacheco, com experiência de mais de 23 anos em educação, analisa o 1º semestre de operação da unidade, que promete fazer história em Cruzeiro do Sul.
Como a sra. avalia o início da operação da faculdade ITPAC Cruzeiro do Sul?
RESP.: Desde 2019, era grande a expectativa do grupo para a chegada a Cruzeiro do Sul. Depois de meses de obras, chegamos ao final de 2020 com o campus pronto: colaboradores contratados, entre administrativos, professores e médicos, além de uma infraestrutura completa, com equipamentos de ponta, tecnologia para a aprendizagem dos alunos, laboratórios de anatomia, atitudes, habilidades médicas e técnicas cirúrgicas. A visita dos avaliadores do Ministério da Educação tinha ocorrido meses antes com grande sucesso.
Então, em dezembro, quando veio a autorização do MEC para abrirmos a unidade e realizarmos enfim nosso 1º vestibular, foi realmente um momento muito especial. Um fato marcante foi a Cerimônia do Jaleco, em que os alunos iniciam sua jornada na Medicina. Neste sentido, a avaliação, mesmo com todos os desafios que a pandemia impôs, foi de um início de parceria muito promissor.
Quantos alunos tem a unidade?
RESP.: A abertura da faculdade ITPAC Cruzeiro do Sul obedece aos critérios do edital do Programa Mais Médicos. Esse programa, lançado pelo Governo Federal, tem como proposta estabelecer a necessidade social como orientadora do marco regulatório para a graduação e residência médica no Brasil. O intuito, com isso, é reduzir as desigualdades regionais na distribuição de vagas de graduação, levando a formação universitária a municípios do interior e periferias das grandes cidades do Brasil, regiões carentes de cuidado de saúde.
O edital prevê 50 vagas anuais para Cruzeiro do Sul, sendo 10% delas (ou seja, 5 alunos) com bolsa de estudo 100% integral. Os requisitos para inscrição no processo seletivo das bolsas de estudo são:
Ter sido aprovado em Processo Seletivo;
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada na condição de bolsista integral da própria escola;
Ou ainda ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada na condição de bolsista integral da própria escola privada;
Não ser portador de diploma de Curso Superior;comprovar renda familiar per capita não superior ao valor de 01 (um) salário mínimo e ½ (meio).
A classificação dos candidatos concorrentes a bolsa de estudos dá-se a partir da classificação do ENEM em qualquer uma das últimas edições (2017, 2018 e 2019).
Fizemos nosso 1º processo seletivo nas modalidades Enem e Prova Online, realizadas 29/11/2020 e 09/01/2021 (editais 01/2020 e 03/2020). E fizemos o 2º Processo Seletivo nas Modalidade Enem e Prova Online em fevereiro/2021, prova online realizada em 21/02/2021,(edital 01/2021), já do vestibular relativo a 2021.
Atualmente temos 96 alunos matriculados, sendo 54 do estado do Acre. Isso para nós é motivo de muito orgulho e atende fielmente a um dos objetivos do Mais Médicos, que é o de dar oportunidades de formação de médicos em regiões onde há carência destes profissionais, em que a relação médico X habitante é menor que a média nacional.
Este foi o critério que o governo federal adotou para escolher as 28 cidades do país que ganhariam o direito a ter um curso de Medicina, como Cruzeiro do Sul. E não tenho dúvidas de que a cidade já percebe as mudanças. Uma instituição de ensino traz a um município alunos, professores, movimenta a economia local, gera investimentos e, a médio prazo, ao fixar estes novos médicos na região, realiza uma melhora substancial no atendimento básico de saúde à população.
O ITPAC Cruzeiro do Sul fará investimentos na cidade? De que forma?
RESP.: Este é uma das contrapartidas do Programa Mais Médicos, definidas em edital, que garantem aos municípios investimentos financeiros desde o 1º ano de operação da faculdade, através de convênios médicos que farão parte da rede SUS. Desta forma, garante-se um incremento financeiro relevante e sustentável para que a rede de saúde da cidade esteja cada vez mais bem estruturada para atender a população e às aulas práticas que os alunos farão nos dois últimos anos da faculdade de Medicina. Os valores também podem ser utilizados para pagamento de bolsas para médicos que cursam residência médica.
Quais as novidades que a instituição de ensino prepara para este ano ainda?
RESP.: Bem, agora estamos realizando o processo de transferência externa, que consiste na admissão em nosso curso de graduação em Medicina por transferência de outras Instituições de Ensino Superior de Medicina do Brasil. Estas precisam ser autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), mediante Processo de Análise Curricular e Histórico Escolar e da compatibilidade curricular entre as disciplinas (cursadas com aprovação) do curso de origem com as disciplinas do período pleiteado do Curso de Medicina ITPAC-CZS, com validade para ingresso no segundo semestre letivo de 2021.
Como parte de um grupo que já formou mais de 13 mil médicos nos últimos 21 anos, estamos certos de que a parceria ITPAC Cruzeiro do Sul e município será de grande sucesso. Vamos ajudar a transformar o município, com mais atividade econômica, melhora nos indicadores educacionais, sociais e de saúde e, principalmente, formando gerações de médicos que têm na região sua origem e apreço.
Para mais informações sobre a unidade e o edital do Programa Mais Médicos, é só visitar o nosso site no FAÇA MEDICINA | CRUZEIRO DO SUL (afya.com.br).

