27 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Luana Araújo: saiba quem é a infectologista que depôs na CPI

Por

- Publicidade -

“Este blog se utiliza das fontes científicas mais atualizadas e seguras para traduzir as últimas descobertas de forma confiável, apolítica, e ética, para que você nunca mais se perca em fake news nestes assuntos”. É com esta frase que a médica infectologista Luana Araújo apresenta seu site.

A profissional mineira tinha, na manhã desta quarta-feira (2), cerca de 9 mil seguidores no Instagram. Às 19h40, o número já tinha chegado a 68 mil. Esta procura pela médica é resultado da participação dela na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a ação do governo federal de combate à Covid-19.

“Infelizmente, por tudo que vem acontecendo, por essa polarização esdrúxula, essa politização incabível, os melhores talentos que temos para trabalhar nessas áreas não estavam exatamente à disposição”, afirmou a médica aos senadores.

O nome da infectologista foi anunciado pelo ministro Marcelo Queiroga no último dia 12, durante lançamento da Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19. Mas ela saiu do governo em menos de dez dias, sem sequer ser nomeada.

“Saio desta experiência como entrei: pela porta da frente, com a consciência e o coração tranquilos, ciente de que neste curto período entreguei o melhor da minha capacidade de acordo com os princípios que tenho como profissional especialista na área: ética, cientificidade, agilidade, eficiência, empatia e assistência”, disse ela em nota divulgada na época.A infectologista Luana Araújo (esq.) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga  — Foto: Tony Winston/MS

A infectologista Luana Araújo (esq.) ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — Foto: Tony Winston/MS

Luana Araújo se formou médica especialista em doenças infecciosas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela possui um mestrado em Saúde Pública pela universidade Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, e é a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.Luana Araújo possui um mestrado em Saúde Pública pela universidade Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos. — Foto: Reprodução / Instagram

Luana Araújo possui um mestrado em Saúde Pública pela universidade Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos. — Foto: Reprodução / Instagram

Aprendeu a ler e a escrever sozinha, aos 2 anos de idade. Entrou na primeira série do ensino fundamental aos 5. E, como contou na CPI, se formou no ensino médio aos 15 anos.

“Para isso acontecer, houve uma necessidade de… Uma disputa… Não uma disputa, uma resolução legal sobre essa circunstância. E foi por conta disso que o meu pai fez Direito, para que ele pudesse entender melhor o que acontecia com a filha dele”, disse a médica durante depoimento. Ela estava acompanha do pai, também médico e seu advogado, José Carlos Araújo.

Durante os dias em que a médica atuou na pasta, foram reveladas declarações dela contra o tratamento precoce e o uso de medicações como a cloroquina, procedimentos defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, mas que são comprovadamente ineficazes contra a Covid.

“Ainda estamos aqui discutindo uma coisa que não tem cabimento. É como se estivéssemos discutindo de que borda da terra plana vamos pular. Não tem lógica”, afirmou Luana.

A infectologista é conhecida por ser defensora da ciência e da vacinação em massa. Em fevereiro desse ano ela deu a seguinte declaração:

“É a medicina, é o bom senso, é a ética, é o dever cívico. Então você junta isso tudo pra fazer uma política de saúde pública que entregue às pessoas aquilo que elas precisam enquanto grupo. Então, quando isso é rompido por um interesse individual todo mundo sofre.”

A doutora é defensora do uso de máscara e do distanciamento social.

“Se as pessoas começam a interagir umas com as outras, o vírus vai conseguir circular, então aumenta o número de casos. Se você olhar as imagens, por exemplo, de bares e restaurantes, as pessoas estão do lado de fora, em tese, em um ambiente aberto mas muito próximas umas das outras porque estão bebendo e comendo e estão sem máscara, então existe uma falsa percepção de segurança que não é real.”, declaração dada em 23 de novembro de 2020.Luana toca piano e também canta — Foto: Redes sociais

Luana toca piano e também canta — Foto: Redes sociais

Luana Araújo é de Belo Horizonte. Ela mora em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem um relacionamento com o fotógrafo Bruno Haddad e passa seus tempos livres ao piano.

Ela ainda administra o blog Des-Infectando que, segundo a própria doutora, “pretende responder a essas perguntas e esclarecer os mitos e as verdades sobre as doenças infecciosas e a saúde pública, informando a você tudo o que precisa saber para se proteger delas ou enfrentar estas doenças da melhor maneira possível”.Luana e o marido Bruno Haddad — Foto: Redes sociais

Luana e o marido Bruno Haddad — Foto: Redes sociais

Com informações G1

- Publicidade -
Copiar