30.4 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Manaus registra novos ataques na madrugada desta segunda-feira

Por

- Publicidade -

Manaus viveu mais uma onda de violência entre o fim da noite de domingo (6) e a madrugada desta segunda-feira (7). Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e um caixa eletrônico foram incendiados por criminosos.

Ônibus do transporte coletivo ficaram sem circular, e as aulas nas escolas públicas e privadas foram suspensas (leia mais abaixo).

Esta foi a segunda noite de ataques na cidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, eles começaram como represália pela morte de um traficante de drogas, e a ordem para os atos de vandalismo partiu de integrantes de um grupo criminoso que estão dentro de um presídio.

Em uma publicação nas redes sociais nesta manhã, o governador Wilson Lima informou ter pedido o envio de tropas da Força Nacional para reforçar a segurança no Amazonas.

“Ontem a noite formalizei pedido ao Ministério da Justiça para o envio de homens da Força Nacional ao Amazonas. O objetivo é que reforcem o trabalho das forças de segurança do Estado, que atuam no combate aos atos de vandalismo que têm acontecido nas últimas horas”, diz a mensagem.

 

No Centro de Manaus, o alvo dos criminosos nesta madrugada foi o prédio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo o delegado Marcelo Martins, os homens aproveitaram que o nível do rio Negro está elevado e chegaram em duas embarcações, atirando contra o prédio.

Agentes que estavam no local trocaram tiros com os bandidos. Uma granada também foi jogada no local, mas não explodiu. A polícia, então, acionou o grupo Marte, que detonou o artefato. Não houve feridos, e o local ficará fechado para o atendimento ao público nesta segunda-feira.

Alvos dos ataques

A UBS do Lírio do Vale foi um dos alvos dos criminosos. Segundo um morador que preferiu não se identificar, o fogo começou por volta das 20h de domingo. Uma outra moradora percebeu a ação dos bandidos e alertou os demais. “Ela estava no carro, chegaram em uma moto, pularam o muro e quando ela viu, o fogo já estava alto”, contou.

Ainda segundo o homem, os bombeiros foram acionados, e com a ajuda dos moradores conseguiram apagar o incêndio. Na manhã desta segunda-feira (7), agentes da prefeitura estavam no local para avaliar os estragos.

UBS foi incendiado durante a madrugada desta segunda-feira em Manaus — Foto: Matheus Castro/G1

Outro local que também sofreu ataques dos criminosos foi a sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também na noite de domingo, homens armados dispararam tiros contra o local.

Em nota, o Sinetram repudiou o ato e afirmou que ninguém foi ferido na ação. “O Sinetram reforça ainda que não houve feridos e que está colaborando com a polícia para identificar e prender todos os criminosos”, declarou.

Um caixa eletrônico localizado na Praça 14 de Janeiro, no Centro, também foi atacado. O local fica em frente à uma escola pública e ao prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

- Publicidade -
Copiar