Rio Branco, Acre, 31 de julho de 2021

Neurocirurgia do Acre avança com uso de corante 5-ALA, que oferece maior chance de cura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A primeira neurocirurgia utilizando o ácido aminolevulínico (5-ALA) no Acre teve início às 18 horas da sexta-feira, 11, e terminou às 2 horas da manhã deste sábado, 12, atendendo uma demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. A substância é um corante fluorescente, que permite diferenciar o tecido cerebral das células tumorais, tornando o processo mais seguro ao paciente e favorecendo as etapas seguintes do tratamento.

A cirurgia foi realizada na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em uma parceria do governo do Acre com o Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental (Inao).

“As células tumorais ficam com uma cor rosa fluorescente e o cérebro com uma cor violeta. Então, com esse corante nós conseguimos tirar mais tumor do que em cirurgia normal”, explicou o neurocirurgião Luan Messias Magalhães.

Uma das principais dificuldades na neurocirurgia é diferenciar os tecidos, pois são basicamente do mesmo tom. Com o 5-ALA, Luan conta que esse processo se torna mais fácil.

“O paciente toma esse corante como se fosse um medicamento cerca de três horas antes da cirurgia, e quando chega na cirurgia, por meio do microscópio cirúrgico de alta linha disponibilizado pela Inao, que emite uma luz especial, diferencia o tumor do tecido cerebral”.

O ácido aminolevulínico (5-ALA) e o microscópio cirúrgico que emite a luz que diferencia as células tumorais do tecido cerebral são investimentos do Inao em favor dos pacientes do Acre, destaca o neurocirurgião responsável pela cirurgia e chefe da equipe, Bruno Lobo.

  • Com informações da Agência de Notícias do Acre.
ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!