26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Para reforçar economia de indígenas que vivem em Rio Branco, ONG faz feira de artesanato em shopping

Por

- Publicidade -

Uma feira de artesanato indígena vai ocorrer em Rio Branco nesta sexta-feira (4) e sábado (5) na praça de alimentação do Shopping Popular, em Rio Branco. Este é um projeto piloto encabeçado pelo Instituto Xubuã, uma organização não governamental fundada pelo biólogo Vanderson Brito.

O objetivo, segundo Brito, é fortalecer economicamente os indígenas que vivem em contexto urbano na capital. Ao todo, 20 indígenas devem participar do evento.

“O foco é trabalhar com indígenas em contexto urbano, principalmente com a juventude e mulheres indígenas. Nossa intenção é que esse projeto piloto se torne fixo para fortalecer as mulheres artesãs que vivem na cidade. Grande parte desse artesanato é feito nas aldeias, mas a ideia é dar essa força a mais para as indígenas que moram em Rio Branco e que têm dificuldade de capitalizar, se manter. Além de expor a cultura e as tradições, isso gera uma renda a mais”, explica.

O evento deve contar com artes dos povos Huni kui, Yanawa, Apurinã, Kaxarari e Marubo.

A presidente da Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul da Amazônia e Noroeste de Rondônia (SITOAKORE), Nedna Yanawa, diz que esse é um momento de valorização dos povos indígenas do estado.

“Essa é uma forma de estar fortalecendo a cultura do povo indígena através de seus artesanatos, então fazer esse trabalho de promoção junto com outras instituições para nós é motivo de muita alegria, poder estar levando essa esperança para os artesãos indígenas, desde o trabalho da aldeia até os que estão em contexto urbano”, diz.

Ela acredita que isso também contribui para a economia dos povos indígenas. “É uma forma de valorizar os 16 povos indígenas do Acre e vamos fazer esse evento com todos os cuidados, se adequando ao que essa nova realidade nos exige”, destaca.

Ideia é que feira se torne um evento fixo  — Foto: Arquivo pessoal

Serviço

  • Feira do artesanato indígena
  • Quando: 4 e 5 de junho (sexta-feira e sábado);
  • Onde: Praça de alimentação do Shopping Popular, no Centro;
  • Horário: Das 9h às 15h.

Os participantes devem seguir todas as normas de medidas sanitárias devido à pandemia da Covid.

  • As informações são do G1 Acre.
- Publicidade -
Copiar