24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Secretaria de Saúde de Guajará (AM)realiza capacitação de profissionais para o tratamento de pacientes fumantes

Por

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde do Amazonas está realizando uma capacitação dos profissionais da Saúde do município de Guajará voltada para o tratamento de pacientes fumantes.

O ambulatório do fumante foi implantado no Guajará em 2019, e funciona de maneira quadrimestral – a cada quatro meses é formado um grupo de 4 a 10 pacientes que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar. Os atendidos recebem tratamento cognitivo comportamental e medicamentoso.

De acordo com o enfermeiro Elson de Souza Teles, coordenador do Programa de Controle do Tabagismo no município de Guajará, “a capacitação é para que aja mais profissionais de Saúde capacitados para o tratamento de pacientes fumantes. Tivemos a participação de médicos, enfermeiros, nutricionista, educador físico, agentes comunitários de Saúde. Quanto maior o número de profissionais de Saúde capacitados, maior será o êxito no Programa de Controle do Tabagismo no município de Guajará Amazonas.”

As atividades presenciais do ambulatório estavam suspensas devido a pandemia; mas, a partir da capacitação, as ações deverão ser retomadas.

- Publicidade -
Copiar