31.2 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Com 263 focos de queimadas, Acre é incluído em plano de combate a incêndios do Ministério da Justiça

Por

- Publicidade -

Com o registro de 263 focos de queimadas em um período de quase sete meses, o Acre foi incluído no Plano Estratégico para o Combate a Incêndios Florestais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançado nessa quinta-feira (22).

A operação, batizada de “Guardiões do Bioma”, deve começar conforme a necessidade e a demanda dos estados, entre os meses de agosto e novembro. O foco de atuação, de acordo com o ministério, será os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás.

A chegada do período de estiagem já começa a ser sentida pelos acreanos, e dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Acre é o oitavo entre os estados da Amazônia Legal em números de focos registrados, com dados acompanhados desde o dia 1° de janeiro a 21 de julho.

Ao todo, na Amazônia Legal, desde o início do ano, foram registrados 15.574 focos de queimadas segundo o Satélite de Referência Aqua, dos quais 42,2% estavam no estado do Mato Grosso (6.579), 21,7% no Tocantins (3.379) e 12,0% no Maranhão (1.871) e Acre aparece com 263.

Conforme o Ministério, todos os estados e o Distrito Federal vão colocar profissionais especializados para participar da operação. O pagamento das diárias dos envolvidos e a coordenação e integração dos órgãos serão de responsabilidade do governo federal.

A Polícia Federal será responsável por desenvolver ações de inteligência e de Polícia Judiciária, com objetivo de prevenir, mitigar e reprimir devastações criminosas, além de prestar apoio logístico aos demais órgãos participantes. Já a Polícia Rodoviária Federal vai coordenar a segurança nas rodovias federais, segundo o ministério.

Floresta em risco

Além do período de queimadas no estado que coloca a floresta em risco, outra preocupação é com o desmatamento.

Mesmo tendo o terceiro menor percentual de desmatamento dentro da Amazônia Legal, o Acre apresentou no mês de junho um aumento de 48% de área desmatada em comparação com o mesmo período no ano passado.

Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) mostram que no mês passado o estado desmatou uma área de 86 km², enquanto que no mesmo mês no ano passado essa área era de 58 km².

Já na comparação entre o período de agosto de 2019 a junho de 2020 e agosto de 2020 a junho de 2021, o aumento de área desmatada foi ainda maior, 83%, saindo de 336 quilômetros quadrados desmatados para 614 no período de 11 meses.

FONTE: G1 Acre

- Publicidade -
Copiar