26.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Cruzeiro do Sul pede autorização para vacinar adolescentes a partir de 12 anos contra a Covid-19

Por

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, interior do estado, pediu autorização ao Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) para vacinar adolescentes entre 12 a 17 anos contra a Covid-19. O pedido foi feito por meio de ofício para a coordenação do PNI. Nenhuma cidade acreana vacina crianças e adolescentes ainda.

O município, que tem 89.072 moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já vacinou 57.767 pessoas até esta terça-feira (27), o que representa mais de 60% da população da cidade. Ao todo, o vacinômetro da prefeitura municipal afirma que recebeu 76.348 doses até o momento.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou apenas que o PNI ainda vai responder a demanda, mas não especificou se vai ou não autorizar.

O secretário Agnaldo Lima explicou que enviou, na manhã dessa segunda (26), um ofício para a coordenação do PNI. Ele acrescentou que o município tem mais de 15 mil doses da Pfizer armazenadas destinadas para esse público.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, no dia 11 de junho, o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos de idade no Brasil. Com isso, a bula da vacina no país passou a indicar esta nova faixa etária; antes, ela só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil.

“Estamos somente aguardando porque temos mais de 15 mil doses para esse público, que é a única autorizada pela Anvisa para esse público de 12 a 17 anos”, destacou.

A gestão manteve a aplicação da primeira dose para jovens acima dos 18 anos até esta segunda. Enquanto aguarda a autorização, a saúde suspendeu a primeira dose e aplica somente a segunda nas unidades de saúde.

“De 18 anos concluímos na segunda, fizemos um grande ato na sexta [23] e suspendemos a primeira dose. Está mantida a segunda dose em todas as unidades de saúde, grávidas e puérperas vão tomar a segunda dose na quinta-feira [29] na UBS Francisco Souza dos Santos e na UBS 25 de agosto das 8h às 8 horas ao meio-dia”, concluiu.

Para se vacinar é preciso levar um documento com foto ou cartão do SUS ou CPF.

  • Fonte: G1 Acre.
- Publicidade -
Copiar