Rio Branco, Acre, 23 de julho de 2021

Gonzaga incentiva produção de açucar mascavo no Acre; produto acreano é procurado por outros estados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Assessoria.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou na quarta-feira (21) comunidades do Seringal Florianópolis, no município de Cruzeiro do Sul. As comunidades são povoadas em sua maioria por produtores de açucar mascavo, rapadura e melado, produtos derivados da cana-de-açucar.

O deputado tucano aproveitou as visitas para ouvir de perto as reivindicações dos produtores. O parlamentar convidou técnicos da Emater e Sabrae para acompanhá-lo e conhecer os projetos de produção de açucar mascavo e melado na região e proporcionar melhorias aos trabalhadores.

Em uma dessas comunidades visitadas, os parlamentar conheceu onze engenhos que trabalham com os produtos da cana-de-açucar. O trabalho no engenho passa de geração para geração. Uma mesma família, composta pelo pai e mais quatro filhos, já trabalha há mais de 60 anos na produção de açucar mascavo, melado e rapadura. Eles produzem cerca de 150 quilos de produtos por dia.

Durante conversa com o deputado Gonzaga, os produtores pediram apoio do parlamentar, Sebrae e Emater para conseguirem a certificação do seus produtores para poderem vender a produção para fora do Acre e assim aumentarem suas rendas. Para poder comercializar o açucar mascavo para outros estados, os engenhos acreanos precisam de um selo de certificação ambiental.

“Ouvimos os produtores de açucar mascavo e melado dessas comunidades do Sergingal Florianópolis e, juntamente com o Sebrae e Emater, vamos buscar uma forma de apoiar esses trabalhadores a conseguirem o selo de certificação para poderem vender seus produtores para outros estados. O trabalho deles é formidável. Mesmo com algumas difilcudades eles produzem um açucar de qualidade que tem mercado em qualquer região do Brasil”, disse Gonzaga.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.