25 C
Juruá
sexta-feira, maio 3, 2024

Jornalista lança exposição que interpreta poesias femininas e direitos das mulheres em forma de fotografia

Por

- Publicidade -

Interpretar poesias femininas, abordar os direitos das mulheres e seu cotidiano. Essa é a temática da exposição “Poesias Femininas Interpretadas”, da jornalista Nattércia Damasceno, que vai ser lançada nesta sexta-feira (16) e se estende até o dia 23 de julho na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco.

A exposição está aberta ao público, segue todos os protocolos sanitários em relação à pandemia da Covid-19, e quem quiser ver pode ir até a Usina de Arte no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos o local também vai estar aberto a visitações.

Esta não é a primeira vez que a fotógrafa aborda o feminismo em seus trabalhos. Em 2020, ela reuniu amigas para refazer a foto icônica do “We can do it” na semana do Dia da Mulher.

A jornalista explica que esta nova exposição retrata imagens feitas durante ensaios fotográficos que foram inspirados nas obras de cinco poetas acreanas.

“A idéia de fazer essa exposição partiu de uma atividade que eu fiz em 2006, quando fiz um curso de cinema. Tivemos uma oficina de fotografia e fizemos um exercício sobre poesias interpretadas e isso ficou guardado na caixinha. Agora, anos depois, consegui fazer essa primeira exposição fotográfica individual, meu primeiro projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc. Aí, como eu já tinha em mente unir literatura e fotografia, escolhi esse tema como primeiro trabalho”, disse.

Nattércia Damasceno disse que todas as poesias escolhidas para serem interpretadas falam sobre a mesma temática — Foto: Nattércia Damasceno\Arquivo pessoal

Nattércia Damasceno disse que todas as poesias escolhidas para serem interpretadas falam sobre a mesma temática — Foto: Nattércia Damasceno\Arquivo pessoal

Sensível ao momento em que o mundo vive atualmente por causa da pandemia do novo coronavírus, Nattércia explica que as fotos foram feitas na área da casa dela, seguindo todos os protocolos sanitários.

“Improvisei um estúdio em casa. Como a gente estava em um período muito crítico da pandemia quando fiz as fotos, meus familiares saíram de casa e ficávamos apenas eu, a Deyse Cruz, que é minha assistente de produção, e a modelo para interpretar a poesia. Foi um momento bem crítico de produção artística e um conflito interno, porque produzir arte em um período tão difícil, as pessoas doentes, sofrendo, mas levei em conta que a arte ajuda a gente a passar por momentos difíceis.”

A jornalista convidou cinco poetas acreanas, Cristina Santos, Francis Mary, Natielly Castro, Nilda Dantas e Rayssa Castelo Branco, com suas poesias que abordam o feminismo e a luta da mulher para serem interpretadas.

“Em relação ao critério de escolha, procurei seguir a questão da diversidade e da representatividade, queria conseguir representar o maior número de poetas, de mulheres, claro que dentro de um universo de muitas escritoras, então, tive que fazer de fato um recorte que deu certo”, acrescentou.

Artista disse que objetivo da exposição é demonstrar a complementaridade das artes, gerar reflexão dos temas retratados e estimular o consumo da fotografia e literatura locais — Foto: Nattércia Damasceno

Sobre a interpretação das mulheres que seriam as modelos, a jornalista fala que para ampliar a participação de mulheres, ela escolheu cinco modelos para cada uma delas representar uma poesia.

“Todas as poesias falam sobre a mesma temática, que é o feminismo, direitos das mulheres, relação do nosso corpo, e a questão da violência. Esses são temas que conversam muito comigo, aí decidi abordar.”

“Poesias Femininas Interpretadas” é um projeto realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017/2020, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour. A exposição ocorre de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários da bandeira vigente. A artista também criou uma página em uma rede social para os interessados em ver as fotografias.

Serviço

Exposição Poesias Femininas Interpretadas

  • Onde: Usina de Arte João Donato
  • Quando: de 16 a 23 de julho
  • Horário: 9h30
  • Entrada: gratuita

Com informações G1 ACRE

- Publicidade -
Copiar