23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

ONG de Cruzeiro do Sul que fez denúncia de proprietário de animal por maus-tratos, informou que animal não resistiu aos maus-tratos e morreu

Por

- Publicidade -

No último domingo (11), duas voluntárias da ONG Zoo Pets receberam a denúncia de um animal que estava sendo maltratado. Segundo o denunciante a cadela estaria desnutrida e com as patas feridas, e ao chegar ao local as voluntárias constataram a veracidade da informação, que além de encontrar o animal já cego, estava com uma pata amputada.

Cristiane Araújo, voluntária da ONG, disse que o dono alegou que o animal não era dele. “Ele disse que encontrou o animal na rodoviária, deu uma esfirra para a cadela, veio pra casa de carro e o animal o seguiu. Isso é incompreensível. Pela obediência que a cadela tem para com ele, dá pra perceber que ele é o dono”, disse.

A voluntária da ONG Zoo Pets, Aline Brito, testemunhou o dono do animal e seu filho batendo e dando comida estragada para o animal. “Não foi fácil ver o animalzinho naquela situação. O dono falava palavras horrendas e tanto ele quanto o filho bateram no animal na nossa frente”, disse.

Após a devida comprovação de maus-tratos, as voluntárias registraram um boletim de ocorrência junto a Delegacia de Cruzeiro do Sul. De acordo com o delegado Rômulo Carvalho, está sendo apurado se é caso de flagrante ou se é necessário abrir uma investigação por meio de portaria.

“Está sendo apresentado o boletim de ocorrência. É interessante apurar se realmente houve os maus-tratos, se foi flagrante, se faz pouco tempo que aconteceu ou se já faz um lapso temporal que não permite o flagrante e tem que ser feito uma investigação por portaria”, disse.

O delegado ressaltou ainda que recentemente houve uma mudança na legislação com medidas mais duras contra maus-tratos aos animais. “Houve aumento na pena de crimes de maus-tratos, hoje algumas situações não cabem nem fiança na delegacia”, ressaltou.

De acordo com as voluntárias da ONG, a cachorrinha não resistiu aos maus-tratos e ferimentos e morreu nesta última quinta-feira, e segundo uma das voluntárias, o animal estava tão desnutrido e com ferimentos tão sério nas patas que não resistiu.

Multa de 2 mil para quem praticar maus-tratos a animais

Foi divulgado no Diário Oficial desta sexta-feira (16), a sanção da lei que obriga o autor de maus-tratos a animais a arcar com os custos do tratamento veterinário, e a lei abrange crimes realizados tanto contra animais domésticos, como a fauna silvestre.

O não cumprimento da lei acarretará em multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) ao infrator.
Órgão e instituições estaduais determinados pelo Poder Executivo serão responsáveis pela fiscalização e aplicação de multas. Para melhor utilização dos valores arrecadados com as multas, o Executivo poderá reverter os montantes arrecadados para o custeio de programas e ações de prevenção e conscientização sobre o tema e, apoio às entidades e projetos voltados para o bem-estar animal, com preferência para a cidade em que ocorreu o fato.

- Publicidade -
Copiar