23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Produtores do ramal 12 colhem primeira safra de café em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

O café teve um ano positivo mesmo durante a pandemia, com aumento de 4% na produção mundial na safra 2020/2021. Esses números chamam atenção para um crescimento que deve continuar em 2021, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A produção brasileira, que têm previsão de crescer 40% até 2029. O cultivo do café deve alcançar colheita de 47,8 milhões de sacas, números que mostram aumento de cerca de 5 milhões de sacas em relação à temporada 2019/2020.

Visando este aumento na produção do café, cerca de 10 famílias do Ramal 12, abandonaram de vez o plantio da farinha para focar no café. Já que a produção é mais simples e a lucratividade é maior. Segundo informou o agricultor José Firmino, de 36 anos de idade. Ele e sua fabricavam farinha desde os 16 anos de idade, nunca teve grandes conquistas com a farinha, já com o café, na sua primeira colheita, já pode ver os resultados.

“Eu trabalhei desde os meus 16 anos de idade, com a produção da farinha, nunca tive quase nada de lucro. Já com o café estou muito feliz e satisfeito, pois, colhi 21 sacas e meu lucro foi muito bom. Não quero parar de produzir este grão”, afirmou o produtor.

A secretaria municipal de agricultura do município de Cruzeiro do Sul, tem se empenhado em levar o apoio técnico e logístico para os produtores, já que, eles ainda não têm condução própria para realizar o transporte das sacas de café, informou o secretário da pasta Elenildo Souza. “Estamos aqui para prestar o apoio logístico e técnico, já que os produtores ainda não têm caminhão para transportar as sacas de café”, disse Elenildo.

O secretário ainda ressaltou a importância do plantio do café na região, pois, a ideia inicial é que as sacas de cafés sejam vendidas aqui na região e com isso diminuir o preço do café nas prateleiras dos supermercados. “A nossa ideia é fazer com que o café seja vendido aqui em nossa região, para os produtores locais. Porque hoje, o café é comprado em outros estados, e com isso o preço sobe, mas sendo produzido aqui em nossa região o preço fica acessível para a dona de casa”, afirmou o secretário.

Elenildo Souza disse ainda, que produtores interessados em fazer o plantio de café devem procurar a secretária. “Eu faço um convite aos agricultores que tem desejo em focar no plantio do café. Procure nossa secretária, que iremos correr atrás dos recursos para ajudar a todos”, finalizou Elenildo.

De acordo com os produtores, a primeira safra gerou ao todo 200 sacas de café, sendo vendidas à R$420,00 a saca. Chegando ao lucro de R$ 84.000,00.

O produtor Jairo de Souza, de 38 anos, que há 5 anos mora no ramal e há 2 realiza o cultivo do café na região, afirmou que o próximo passo agora é montar uma cooperativa, junto com um viveiro comunitário para formar novas mudas. “Agora nosso objetivo é montar uma cooperativa, junto com um viveiro comunitário para formar novas mudas. E graças à Deus já temos um comprador certo para nosso café, que é um empresário aqui da cidade. Eu produzi 24 sacas, tive um ótimo lucro, estou muito satisfeito”, disse o agricultor Jairo de Souza.

- Publicidade -
Copiar